O Programa Sertão Político, veiculado pela Rádio Espinharas de Patos, que tem a apresentação do jornalista Eduardo Rabello, entrevistou o prefeito interino de Patos-PB, o vereador Dr. Ivanes Lacerda, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de outubro, que foi questionado sobre os temas mais polêmicos que envolvem a prefeitura de Patos e a Câmara de Vereadores.
De início, Dr. Ivanes Lacerda agradeceu a oportunidade na rádio Espinharas e fez uma breve exposição das dívidas da prefeitura e uma avaliação das principais ações neste período à frente da prefeitura de Patos e falou das dificuldades que, segundo ele, estão travando o avanço e o desenvolvimento da cidade.
Código Tributário
Dr. Ivanes afirmou que a não aprovação das mudanças no Código Tributário na Câmara foi um golpe dos vereadores, que prejudicou o avanço da prefeitura de Patos.
“A cidade de Patos sofreu um golpe duro, que foi a não aprovação das mudanças no Código Tributário, são as mudanças que aumentariam a arrecadação do município, como por exemplo o IPTU, nós tínhamos baixado a alíquota, para que mais pessoas pudessem pagar este imposto, mas a Câmara não permitiu isso. E temos vários outros exemplos que iriam beneficiar a prefeitura com essas mudanças. A Câmara também reprovou a taxa de coleta de lixo, que é necessária, onde 70% dos imóveis não pagariam, apenas 30% dos imóveis iriam pagar essa taxa. Mas a própria imprensa divulgou mentiras para enganar a população”, denunciou o prefeito interino.
Lixão x Aterro Sanitário
Sobre o Aterro Sanitário, assegurou que a prefeitura irá fazer algo para evitar a prática criminosa que a prefeitura vem cometendo há anos ao jogar lixo no meio ambiente. Ele explicou a polêmica envolvendo a Taxa de Coleta que foi sugerida.
“Nós tivemos uma reunião com o Ministério Público Federal, e o procurador da república é professor de Direito Tributário da FIP, e ele foi claro quando disse que não tem nada a ver. A Taxa é de Coleta de resíduos sólidos, para coletar, não se fala em destino do lixo, não importa onde o lixo vai ser depositado. Agora o Aterro Sanitário é um passo que a prefeitura vai dar para que se pare de cometer esse crime ambiental, que é jogar lixo no meio ambiente. Então estamos tentando viabilizar a construção do Aterro Sanitário de Patos”, explicou Dr. Ivanes Lacerda.
São João de Patos 2020
Dr. Ivanes falou ainda sobre uma visita que fez a Campina Grande para buscar experiências sobre a realização do maior São João do Mundo, onde conversou com o prefeito Romero Rodrigues.
“Campina Grande faz o maior São João do mundo por um custo mínimo; já chegou a custar 15 milhões pra prefeitura, mas hoje custa 2 milhões. Então nós fizemos essa visita para buscar esse Know-how para resgatar o São João de Patos em 2020”, garantiu o prefeito Dr. Ivanes.
Denúncia da vereadora Lucinha Peixoto
Sobre a crítica da Vereadora Lucinha Peixoto, que denunciou que a prefeitura estava pretendendo alugar um imóvel no valor de 20 mil reais mensais, Dr. Ivanes disse que a vereadora foi mentirosa ao contar meia verdade.
“Vou me referir a um tema que foi denunciado pela Vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), onde ela afirmou que a prefeitura locou um imóvel com um valor muito caro, isso é verdade, mas ela esqueceu de dizer a verdade por completo, como sempre faz. Nós estamos alugando um prédio da Chevrolet, que é em torno de 20 mil, onde seria um Centro Administrativo. São 8 mil metros quadrados, e lá funcionará muitas das secretarias do município. Com isso iremos economizar, por mês, em torno de 40 mil reais só de alugueis, pois hoje pagamos 60 mil reais. A vereadora esqueceu de falar isso ao povo. Além disso, nós iremos ter uma economia gigantesca com os gastos de material de expediente”, destacou o prefeito.
Por fim, Dr. Ivanes denunciou que há pessoas que têm acesso à folha de pagamento do município e que estariam colocando gratificações e fazendo mudanças nos pagamentos de funcionários da prefeitura. Ele disse que abriu uma sindicância e está apurando o caso. Denunciou ainda que um casal de Patos recebia quase 10 mil reais da prefeitura por mês sem trabalhar sequer 1h, e que estão criticando o prefeito nas redes sociais.
Assista à entrevista na íntegra:
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário