A reportagem do Blog do Jordan Bezerra foi procurada neste sábado (27), por vários moradores do município de Catingueira-PB, que fica na região metropolitana de Patos. Segundo à população a comporta foi aberta em julho de 2021 com um grande volume e permanece aberta até hoje (27) de novembro, ocasionando grande desperdício do líquido precioso.
O Blog do Jordan Bezerra conversou com o gerente de Operação de Mananciais da AESA, João Pedro, na manhã deste sábado (27), que explicou como funciona a abertura e o acompanhamento de vazão nas comportas dos mananciais que abastecem a cidade de Catingueira e Emas.
O responsável explicou como funciona esse procedimento. Segundo João Pedro, os mananciais são acompanhados periodicamente e os serviços técnicos são operados com base em estudos, que são desenvolvidos pelas equipes da AESA.
“Amigo, esse gráfico da AESA mostra a situação do manancial cachoeira dos Cegos, e mostra que no período antes da recarga que possibilitou a abertura o mesmo encontrava-se com cerca de 30%. Ocorreu a recargas fora aberto a descarga e hoje temos quase 52% é esperado que ocorra recarga similar e o manancial venha a verter no próximo período chuvoso. Além que temos evaporação altíssima na região”, disse o técnico da AESA.
Mas, a pergunta que não quer calar? Quando será fechada a comporta do Açude do Cego?
Ele disse que quando começar as primeiras chuvas será fechada que pode ser ainda 2021 ou só em 2022, dependendo do inverno.
“Ambos, assim que iniciar as primeiras chuvas é realizado a manobra de fechamento da descarga de fundo”, afirmou João Pedro.
Quando realizamos uma pesquisa no site da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, descobrimos que em julho de 2021, o manancial estava com um volume de quase 70%, e, atualmente está com 51,96%. Que corresponde a um volume hídrico de 37.352.296 milhões de m³,contudo quando a comporta foi aberta o manancial estava com 50 milhões de m³.
Um dado interessante é que, em maio de 2020, o açude do Cego atingiu a marca de 97% de sua capacidade, que é de quase 72 milhões de m³.
E, não custa lembrar a AESA que em janeiro de 2018, o manancial viveu seu pior momento de sua história com o volume morto, onde só tinha 9% de capacidade.
Vale lembrar, que comporta do Cego ficou aberta por 207 dias no período de inverno também sendo fechada só depois de muita reclamação da população, dos vereadores e da imprensa, isso ocorreu em 29 de março de 2021, mas em julho foi aberta novamente até os dias de hoje (27) de novembro de 2021.
Blog do Jordan Bezerra/ Meio Ambiente
Deixe um comentário