Brasília — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, irá publicar um parecer desobrigando o uso de máscaras para aqueles que já foram vacinados contra a Covid-19.
— Por coincidência, olha a matéria para a imprensa, acabei de conversar com um tal de Queiroga. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem sua utilidade, para quem está infectado — disse o presidente
O parecer prometido vai contra o que é defendido por especialistas, que afirmam que a continuidade do uso de máscaras é essencial mesmo para aqueles que se vacinaram, uma vez que não há consenso sobre a possibilidade de transmissão da Covid-19 por pessoas imunizadas. Os especialistas afirmam também que quem já teve o coronavírus precisa usar máscara para evitar transmissões e porque não se sabe por quanto tempo os anticorpos permanecem no corpo humano.
No início de maio, o Ministério da Saúde que é comandado pelo paraibano Marcelo Queiroga, lançou uma campanha de conscientização contra a Covid. No vídeo de 30 segundos, o Zé Gotinha aparece com toda a família. Os avós, os pais e o filho defendem o uso de máscaras, o distanciamento social.
O Brasil notificou, na última quarta-feira, 2.484 mortes por Covid-19. São, no total, 479.791 vidas perdidas para o coronavírus no país desde o começo da pandemia. No Senado, o governo Bolsonaro é investigado pela demora na negociação de vacinas com a farmacêutica americana Pfizer e por promover o uso de cloroquina para o tratamento da doença, apesar de evidências científicas apontando que o medicamento não combate o coronavírus.
Bolsonaro não explicou quando a norma será publicada, nem deu mais detalhes. Durante o discurso, realizado durante evento do Ministério do Turismo, Bolsonaro citou diversas realizações do seu governo.
O presidente voltou a criticar medidas restritivas e de lockdown adotadas por governadores e prefeitos. Bolsonaro voltou a repetir a teoria, sem comprovação científica, de que houve supernotificação de óbitos por Covid.
O Globo Online
Deixe um comentário