Em entrevista ao Jornal Espinharas Notícia, da Rádio Espinharas FM, o pediatra Umberto Junior alertou os pais e responsáveis sobre o aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves em crianças durante o período sazonal entre fevereiro e julho, especialmente na região de Patos e Sertão do Estado. O médico enfatizou a importância de manter as vacinas das crianças atualizadas, incluindo a vacina contra a gripe, que é fundamental para prevenir as principais cepas que causam doenças respiratórias.
“Temos tido muitos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, e alguns casos tem evoluído a óbito, inclusive. Precisamos manter nossas crianças com o calendário vacinal atualizado, principalmente a vacina da gripe, é muito importante, temos tido muitos casos envolvendo a Influenza tipo A e B, H1N1 e H3N2 e outras cepas que estão contempladas na vacina”, disse o pediatra.
Para evitar a contaminação, Umberto Junior recomendou que os pais retirem suas crianças do convívio escolar assim que perceberem os primeiros sintomas e também que cuidem da higiene respiratória e evitem o compartilhamento de objetos pessoais. Ele alertou sobre os sinais de alerta, como cansaço repentino, dificuldade para respirar, prostração prolongada, febre alta persistente e falta de resposta à medicação. Nessas situações, o pediatra orientou a procurar a UPA ou o Hospital Infantil para avaliação criteriosa e prevenção de doenças graves como bronquiolite e pneumonia, que podem levar a óbito.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Patos Online
Deixe um comentário