O Blog do Jordan Bezerra ouviu, na noite desta segunda-feira (20) a professora de história Gerlúzia Vieira, que explicou a importância do mestre e pensador pernambucano Paulo Freira, um dos maiores da educação brasileira e mundial, que se vivo estivesse, teria completado 100 anos neste sábado, 19 de setembro.
Gerlúzia contou, inicialmente, sobre a vida de Paulo Freire, que tornou-se conhecido mundialmente por entender que o aluno teria condições de aprender tendo uma melhor compreensão dos elementos de sua realidade.
Gerlúzia disse que Paulo Freire trabalhou com muitos trabalhadores simples e tinha a compreensão de que a escola era um ambiente harmonioso, e não apenas um lugar de paredes frias, mas sim de pessoas, onde havia uma relação mútua de conhecimento entre aluno, professor e demais funcionários do ambiente escolar.
“Paulo Freire nasceu em Pernambuco, tornou-se professor, se graduou em Direito e, posteriormente foi secretário de educação de São Paulo. Em 2012, ele tornou-se patrono da educação brasileira e tornou-se conhecido mundialmente através do seu método de alfabetização. Ele compreendia que o aluno poderia aprender muito mais se ele passasse a aprender com elementos de sua realidade. O método de alfabetização de Paulo Freire não era apenas a união de letras e fonemas, mas de trazer elementos que compunham o dia a dia desse aluno, para facilitar o aprendizado”, disse a professora.
A historiadora enfatizou que ele (Freire) tinha uma compreensão diferenciada da escola, o que foi outro grande legado do patrono da educação brasileira, que foi o mais importante pensador da educação no Brasil e um dos maiores no mundo.
“Ele compredia que não só o aluno iria aprender com o professor, mas o professor também iria aprender com o aluno. Paulo Freire educou para a vida, para a criticidade, como forma de tornar o aluno crítico e perticipativo”, acrescentou Gerlúzia.
SOBRE PAULO FREIRE
Paulo Freire é lembrado atualmente em vários países do mundo, por meio de professores universitários especialistas em ensinar o seu método, na Espanha, na Argentina, em Cuba, e no México, ente outros países, e recebeu homenagens em outras nações, a exemplo dos Estados Unidos, China, Grécia, Alemanha e Canadá, onde há institutos Paulo Freire.
Durante o passar de décadas, o educador foi inserido entre os maiores pensadores da Educação Brasileira e de todo o mundo, devido ao trabalho de inclusão social, e formação humana voltado às camadas mais baixas da sociedade brasileira.
Blog do Jordan Bezerra | Educação
Deixe um comentário