O paraibano ex-combatente, Aureliano Cardoso dos Santos, de 99 anos, recebeu em sua residência na manhã desta segunda-feira (10), em Petrolina-PE, a Medalha da Vitória, em reconhecimento à atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, em especial nas batalhas de Monte Castello e Montese.
A homenagem foi outorgada pelo Ministério da Defesa do Brasil, sendo entregue em solenidade através do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, com a participação da banda de música, fazendo memória aos eventos ocorridos em 8 de maio de 1945, quando os alemães se renderam às Forças Aliadas, dando fim à Segunda Grande Guerra.
Natural do sertão paraibano, Aurélio Cardoso, como é conhecido popularmente, casou-se em há quase 70 anos com a catingueirense Teresinha Gomes de Abreu, com quem teve nove filhos: Antônio João, Aureliano Filho, Aureni, Carlos Aurélio, Marco Aurélio, Maria Auricélia, Rita de Cássia e falecidos: Francisco das Chagas e Maria Aurelúcia.
Morador de Petrolina desde 1972, em 24 de setembro de 2015, o Tenente Aureliano recebeu das mãos do então prefeito Julio Lossio, a maior honraria petrolinense, a Medalha Senador Nilo Coelho. Segundo familiares, em 16 de junho do corrente ano, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) completará 100 anos de vida, e em comemoração ao seu centenário está sendo concluído um livro de autoria do jornalista pernambucano, Jacó Viana, baseado nas ‘memórias da guerra de Aureliano’.
Veja também:
Fonte: A Tribuna do Sertão