segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política ‘Paraíba vai dar exemplo’, diz Ministro sobre adesão de política que auxilia PCDs
Política

‘Paraíba vai dar exemplo’, diz Ministro sobre adesão de política que auxilia PCDs

 

A Paraíba aderiu ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Novo Viver sem Limite) a partir desta segunda-feira (1º). O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, e o governador do estado, João Azevêdo, formalizaram a parceria durante solenidade em João Pessoa.


Na cerimônia, Silvio Almeida citou a importância da atuação conjunta no âmbito do plano coordenado pelo MDHC. “O Novo Viver Sem Limite prevê a participação popular nas decisões tomadas em âmbitos de governo; tecnologia assistiva; programas de trabalho, emprego e renda; e combate ao capacitismo. A Paraíba se integra a um grande esforço nacional para que essas pessoas tenham sua dignidade garantida pelo Estado brasileiro”, celebrou o ministro.


“Agradeço a todo o povo da Paraíba que, sem dúvida nenhuma, vai dar exemplo fundamental na concretização de uma política pública de alcance nacional e que efetiva uma política de cuidado tão importante para todos os brasileiros e brasileiras”, completou o titular da pasta.


Para o governador da Paraíba, João Azevêdo, a parceria entre os governos é um caminho extremamente necessário. “Ministro, esse plano foi pensado há algum tempo, mas não foi posto em prática. E, agora, através das suas mãos, esse plano chega verdadeiramente a cumprir o seu papel. A Paraíba vem fazendo um trabalho, mas é preciso que mais mãos estejam unidas na busca de uma política de inclusão, de respeito com as pessoas que têm deficiência e esse é um papel do Estado”, lembrou Azevêdo.


Entre as autoridades presentes, o evento contou com a participação da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ministério, Anna Paula Feminella; conselheiros estaduais e municipais dos direitos das pessoas com deficiência; gestores; lideranças representativas do segmento das pessoas com deficiência; e movimentos sociais.


Saiba mais


Além da Paraíba, outros três estados já aderiram à política pública: Piauí, Bahia e Maranhão. Outras unidades federativas estão recebendo orientações e apoio técnico sobre o processo de adesão. Por meio do Novo Viver sem Limite, o Governo Federal já garantiu o reajuste de 35% no valor do custeio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), o aumento de vagas para pessoas com deficiência no Concurso Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o reconhecimento de 82 iniciativas culturais idealizadas por e para pessoas com deficiência.


Com a colaboração e mobilização dos órgãos do Poder Executivo federal, o Novo Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência conta com investimentos de R$ 6,5 bilhões e tem cerca de 100 ações divididas em quatro eixos de atuação: Gestão inclusiva e participativa; Enfrentamento à violência e ao capacitismo; Acessibilidade e tecnologia assistiva; e Promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. O plano terá duração de quatro anos e será revisto a cada ano.

 


MaisPB

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...