O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato de três vereadores e diploma de outros sete suplentes eleitos pelo Partido Republicanos em Diamante, sertão da Paraíba. A determinação veio na sessão dessa segunda-feira (8), após o pleno considerar documentos que aponta abuso de poder e fraude na cota de gênero, com possíveis candidaturas laranjas.
O juiz Fábio Leandr de Alencar foi o relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que findou pedindo a anulação dos votos atribuídos ao partido. Os votos deverão ser recontados. O nome de Fernanda Mariana Custódio Pereira foi investigado e ficou inelegível por oito anos após decisão do juiz. O nome dela fui usado apenas para complementar a cota de participação de mulheres nas eleições, o que é Lei Eleitoral, mas ela não participou efetivamente da campanha.
Foram cassados os vereadores Jailson de Jonas, Cicero Venâncio e Detinho Marrocos. Já os suplentes Toinho Zuza, Pipi, Luiz Abilio, Daniel Brito, Veta, Alda Galdino e Fernanda Mariana foram considerados anulados do pleito.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Com informações do portal T5
Deixe um comentário