Moradores da Rua Cônego Bernardo, em Patos, entraram em contato com o Blog do Jordan Bezerra neste domingo, dia 19 de junho, para dizer que se sentiram, de certa forma, injustiçados, pois realizaram uma grande ornamentação na rua, cumpriram todos os critérios, mas mesmo assim ficaram em segundo lugar no São João da Minha Rua.
Segundo moradores, não sabem qual foram os requisitos usados pela Secretaria de Cultura de Patos PB e afirmaram que fizeram tudo que pediram. No detalhe da ornamentação da rua foi destacado: na decoração da entrada da rua, pode-se ver um balão, que foi encontrado no lixo e restaurado. Também, um trio de forrozeiros, que são feitos de galhos de árvores, painéis decorativos, feitos de galhos de algarobas e compensados. Assim como caixotes, recolhidos, em torno mercado da feira central e reaproveitados. Ainda havia na decoração, troncos de árvores, que foram demolidas em outubro de 2021, para limpeza de um terreno, próximo a ECI MMVIEIRA (antigo CEPA), desses troncos, das quais fizeram uma mesa decorativa. Alguns painéis como Jackson do Pandeiro, Pintor do Acordeon e Clarice Lispector, são frutos de apresentações usada nas escolas, que foram jogadas fora, e reaproveitadas.
Segundo os habitantes, havia uma história linda na decoração. Tiveram o prazer de mostrar o painel de Clarice Lispector (1920-1977) que foi uma importante escritora brasileira. Sua produção marcou a literatura do século XX e seu estilo intimista popularizou as narrativas psicológicas no Brasil. Lispector é um marco no Modernismo e suas obras continuam entre as mais lidas no país. A autora, vale lembrar, figura como uma das primeiras autoras a ganhar notoriedade nacional…Aliás, mostramos, um quadro dos 100 anos, da Semana de Arte Moderna, no nosso país, que estava presente em nossa rua. Essa mostra, tinha também, televisores, rádios, entre outros, tudo dos nossos moradores. Sendo uma pequena rua, na maioria, pessoas assalariados, pensionistas, professores, médico, prestanistas, entre outros. Todos unidos com uma criatividade e um dom de cada um. Por fim foi afirmado que a cultura foi levada para rua e para a cidade.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário