Nesta terça-feira, dia 2 de agosto, a Polícia Federal desencadeou uma operação policial na Paraíba e em outros 12 estados do Brasil com vistas a combater a prática de laranjas no comércio para driblar fiscalizações e disfarçar fraudes eletrônicas em diversas agências bancárias. Na prática, a participação de laranjas em ações nessa natureza já desviou o equivalente a R$ 18 milhões e 200 mil.
Os 43 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos não só na Paraíba, mas também na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Polícia Civil também está apoiando essa operação em alguns estados.
Essa ação parte de investigações da Polícia Federal e outras instituições de combate à criminaidade, após resultados apontarem o crescimento da participação de pessoas físicas em esquemas de corrupção, quando pessoas comuns “emprestam” suas contas bancárias para fazer transações para empresas, com o objetivo de desviar ações de fiscalização, o que configura fraude.
A Polícia Federal fez o seguinte alerta à sociedade:
“Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros”.
Se for comprovada a prática ilegal, os investigados podem responder pelo crime de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Durante as abordagens em Cáceres – Mato Grosso, a PF prendeu um homem em flagrante pelo porte de drogas na uantia aproximada de 3kg e quantidade não divulgada de cocaína.
Blog do Jordan Bezerra | Policial
com informações do portal Parlamento PB
Deixe um comentário