O preço médio do óleo diesel ultrapassou o valor da gasolina no País, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A informação foi divulgada pela agência nesta sexta-feira, dia 24, que confrmou também que a elevação não acontecia no atual patamar desde o ano de 2004, quando o plano real completava 10 anos.
O valor cobrado pelo litro do combustível já ultrapassa a marca de R$ 8,00 em várias parte do país, e está causando revolta e prejuízos financeiros aos caminhoneiros e repercutindo no custo final dos produtos de primeira linha consumidos pela população em geral.
O preço dos combustíveis está atrelado ao valor do dólar e aos custos de produção internacional desde o governo do presidente Michel Temer (MDB), que também adotou a política de Paridade de Preço Internacional (PPI), estabelecida pela Petrobras.
O presidente jair Bolsonaro disse recentemente, que vai abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar o porquê da estatal ter tantos lucros e subir constantemente o preço dos combustíveis. Bolsonaro já indicou quatro presidentes para gerir os destinos da estatal, sendo o último deles, Caio Mário Paes de Andrade.
Pelo Brasil, alguns caminhoneiros estão exibindo faixas em seus caminhões e carretas, mas, diferentemente das manifestações para enfraquecer Dilma Rousseff (PT), não existe greve, apesar da revolta.
Por Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Polêmica Patos
Deixe um comentário