segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Obras de artistas patoenses impressionam visitantes da Semana Cultural do IFPB
Gerais

Obras de artistas patoenses impressionam visitantes da Semana Cultural do IFPB

 

Durante toda esta semana, as obras de arte dos artistas patoenses Leudo Lima (40) e Alexson da Silva Oliveira (36) estiveram expostas na Semana Cultural, evento artístico promovido pelo Instituto Federal da Paraíba em Patos (IFPB).


As obras chamam a atenção pela diversidade de cores, formas, tamanhos e estilos. Atraem e encantam os visitantes da exposição pelas expressões fortes impressas nas telas e esculturas, os costumes e as características específicas e regionais destacadas, que refletem a personalidade de cada um dos artistas.


A nossa reportagem conversou um pouco com os criadores patoenses. Eles falaram de suas inspirações, obras preferidas e contaram um pouco de suas peculiaridades.


Para Leudo Lima, o momento é bastante relevante, pois é uma oportunidade de mostrar o seu trabalho ao público, além de fomentar a busca e o fortalecimento da Arte de artistas locais.


“A importância de ter o meu trabalho sendo exposto é a oportunidade de divulgar um tipo de trabalho ainda pouco conhecido na cidade e região, onde só se encontra algo do tipo nos grandes centros das capitais e eu tenho produzido com alto padrão de qualidade”, afirmou Leudo.


Leudo é apreciador do mundo Geek, de onde tira ideias para construir as suas esculturas.


“Minhas inspirações são séries de sucesso, animes, filmes famosos e tudo que atrai o público geek que deseja possuir alguma lembrança de sua série, filme, anime preferido é que dificilmente encontra isso em Patos, mas que agora pode encontrar ou encomendar algo que goste num preço bem abaixo do mercado. Não há limites para a imaginação, pois o que desejarem eu produzo em qualquer escala de tamanho”, falou o escultor.


Já o artista plástico Alexson da Silva, apesar de não viver da Arte, ele é um amante da pintura, e seu trabalho impressiona aos que veem, tanto pelo capricho quanto pela delicadeza.


“Ao me dispor a fazer essa exposição eu visei acima de tudo à educação Cultural desse tipo de arte. A arte está cada vez mais ofuscada na educação e na formação Cultural dos nossos jovens. Então acredito que temos que mostrar nossa arte em todo momento oportuno”, afirmou o artista.


A obra preferida de Alexson é a tela em pintura surrealista chamada João 3, 19. Algumas delas são retratos da paisagem sertaneja. Revelam traços e detalhes que apresentam os aspectos da caatinga de maneira singular.


“Sou sertanejo, patoense, meu avô era agricultor, e eu tive muito contato com a zona rural. Amo minha terra, e procuro pintar a realidade que conheço, valorizando-a. Tem também algumas telas onde procuro sempre por uma mensagem que leve as pessoas a refletirem sobre o que é positivo e o que é negativo. Na tentativa de que elas procurem decidir por algo que favoreça o seu próprio bem-estar, na verdade desejada por Cristo”, explicou o artista.


A exposição ficará disponível no IFPB até esta sexta-feira, dia 15 de junho. A entrada é gratuita e o evento está aberto ao público em geral. Os interessados em conhecer outras obras dos artistas patoenses desta matéria ou que queiram adquirir peças exclusivas podem entrar em contato:


Leudo Lima: (83) 9-9965-0544 (WhatsApp) / @alwaysstorepatospb (Instagram)

Alexson da Silva: (83) 9-9903-9604 (WhatsApp)

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...