O site Polêmica Patos publicou uma matéria de autoria de Jozivan Antero, a qual critica de forma efetiva a transformação do Rio Espinharas, principal curso de água da região, em um grande esgoto a céu aberto.
O rio está praticamente morto, haja vista que muitos esgotos são jogados diariamente no seu leito, mas há muitos ambientalistas e pessoas preocupadas com o meio ambiente de Patos que defendem a recuperação do Rio Espinharas.
Em toda campanha política o debate é fomentado na cidade de Patos, mas, efetivamente, pouco é feito pelo velho Rio Espinharas.
O leito do rio está ocupado por uma grande quantidade de árvores, sobretudo algarobas, o que causa o temor da população, uma vez que a obstrução da passagem de água no período chuvoso pode ocasionar inundações nas casas e alagamentos nas regiões próximas ao curso da água do rio.
Sobre esse tema, o Blog do Jordan Bezerra conversou na tarde desta segunda-feira, dia 20 de dezembro, com a secretária de meio ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues, que afirmou que o projeto para a retirada das árvores já foi feito e o processo será realizado por uma empresa vencedora, que deverá atender uma série de pré-requisitos.
“Nós estamos fazendo uma chamada pública, essa semana ela sai. O projeto já foi feito, já está na secretaria de administração. Iremos fazer uma chamada pública para que a empresa que queira concorrer, ela se inscreve e a vencedora vai fazer toda a retirada das algarobas do leito do rio. A empresa ela tem que preencher todos os pré-requisitos que o edital vai oferecer.”
Blog do Jordan Bezerra/Meio Ambiente
Deixe um comentário