segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais No Dia da Caatinga, professora Ivonete Bakke comenta sobre importante bioma do Nordeste brasileiro; Ouça
Gerais

No Dia da Caatinga, professora Ivonete Bakke comenta sobre importante bioma do Nordeste brasileiro; Ouça

 

No Dia Nacional da Caatinga, que é comemorado em 28 de abril, com base no Decreto Federal de 20 de Agosto de 2003, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com Ivonete Bakke, que é professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande em Patos (UFCG). O dia foi escolhido para homenagear João Vasconcelos Sobrinho, pernambucano amante do Meio Ambiente. 

 

A professora Ivonete Bakke falou sobre o Bioma Caatinga e sua importância para o meio ambiente brasileiro, sobretudo nordestino, onde o bioma ocupado cerca de 70% da área. Exclusivamente brasileiro, o bioma ocupa 13% do território nacional. Está presente em quase todos os estados do Nordeste, com exceção apenas do Maranhão. Ainda assim, chega a ocupar parte do norte de Minas Gerais. 

 

De acordo com a professora, o Bioma Caatinga é rico e faz parte da vida das pessoas, uma vez que produz elementos que estão presentes em vários setores do comércio, por exemplo, como o carvão, que alimenta panificadoras, siderúrgicas, cerâmicas, para criação de animais e outros, como explica. 

 

“Por estar na região semiárida do Nordeste, é um bioma altamente resistente às condições climáticas, às vezes com muita chuva, às vezes com pouca chuva, mas é extremamente resistente. Temos mais de cinco mil plantas catalogadas como espécie da caatinga, das quais mais de 50% só ocorrem no Brasil. Este ambiente vem sendo explorado para as mais diversas finalidades, como para a geração de energia eólica e fotovoltaica. É preciso saber como retirar essas plantas e também como repor,  porque não só as plantas, mas os animais são altamente prejudicados. Nós aproveitamos este dia para celebrar em grande estilo, principalmente com estudos, com minicursos, por exemplo”, comentou a professora. 

 


 

De acordo com Ivonete Bakke, essa data é importante, uma vez que os alunos sempre se voltam a estudar mais sobre a temática e apresentar seminários que geram ainda mais conhecimentos sobre o bioma. 

 

Ouça o comentário da professora na íntegra abaixo:

 

Blog do Jordan Bezerra | Natureza

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...