O psicólogo Caio Félix participou do programa Bate Papo com Jordan Bezerra na noite dessa quarta-feira, dia 21, e durante uma hora, falou sobre a importância da Campanha ‘Setembro Amarelo’ e sobre a conscientização para os cuidados da saúde mental. Além disso, destacou a importância do acompanhamento das famílias para o desenvolvimento dos filhos e sobre atendimentos com adultos tem crescido, tendo em vista o crescimento da campanha, desde 2015, quando foi criada.
Caio falou sobre a importância do elo entre família, pai, mãe ou responsável, com as crianças; a cultura do ‘não’, os pais precisam aprender a dizer não, ganhando a confiança, mostrando os perigos do mundo, e se houver a questão do sim em todo o tempo.
Sobre o termo ‘Geração Mimimi’, ele disse que discorda que as pessoas usem dessa forma, apenas são pessoas que vivem em tempos diferentes, com características e costumes diferentes. Mas o processo de confiança com a família é primordial para que os indivíduos não crescam com algum tipo de fustração, de medo, e o papel de escuta, atrelado à escola, que tem o dever de observar e acolher.
Destacou ainda a campanha que está sendo desenvolvida em Santa Terezinha, que vai acontecer no dia 23 de setembro, das 9h às 16h, um mutirão de saúde mental, vários profissionais atendendo à população no Colégio Pedro Soares. Falou da necessidade dessa escuta, busca pelo profissional. Comentou que tem notado um crescimento da procurada da população pelo serviço, uma vez que as pessoas estão tomando consciência dos problemas mentais que podem surgir sem acompanhamento.
Ainda segundo Caio, as pessoas devem evitar externar problemas pessoais nas redes sociais e buscar conversar com pessoas inapropriadas, amigos distantes, uma vez que pode apenas piorar a situação, mas devem buscar ajuda profissional.
O profissional Caio atende em Santa Terezinha e na AYA CLÍNICA, em Patos.
Caio agradeceu o convite para participar do programa e disse que espera que cada vez mais as pessoas aprendam a buscar ajuda profisisonal o quanto antes, porque quanto mais cedo iniciar um acompanhamento, mas rápido será o resultado.
Reveja a entrevista abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Saúde
Deixe um comentário