Lar Gerais Não concordo com quem afirma que geração de hoje é de mimimi, diz psicanalista Francisco Almeida; ouça
Gerais

Não concordo com quem afirma que geração de hoje é de mimimi, diz psicanalista Francisco Almeida; ouça

 

O psicanalista Dr. Francisco Almeida conversou com o Blog do Jordan Bezerra, nesta quarta-feira (16) sobre os desafios mentais do dia a dia para os jovens e adolescentes. Ele falou sobre a importância de esta geração ser conduzida a uma vida mais esclarecida e também discordou daqueles que dizem que a geração atual é de “mimimi”.

 

Segundo Dr. Francisco, os jovens e adolescentes de hoje são expostos a desafios que não existiam nas gerações passadas, o que faz com que eles sejam mais cobrados atualmente e desafiados a superar problemas novos todos os dias.

 

“Quando falamos em sofrimento mental entre os mais jovens, muitas pessoas dizem que a geração atual não tem resiliência, não tem resistência, não é capaz de enfrentar os desafios. Usam um termo bastante pejorativo para se referir a esta geração como “geração do mimimi”, da fragilidade, da reclamação, que não dá conta de encarar as frustrações, desencantos. Óbvio que vivemos nos tempos atuais uma transformação muito radical. Esse universo virtual traz consigo desafios próprios. Os desafios de antes são totalmente diferentes dos encontrados hoje em dia. Não é saldável comparar, achar que éramos mais fortes, e que os de hoje são mais fracos. Cada tempo tem seus próprios desafios”, explicou.

 

Ainda segundo Dr. Francisco, a Internet e seus respectivos aspectos têm exigido das pessoas uma condição mental avançada, mas nem todos estão prontos para viver nesse ambiente virtual, que além de ser novo sofre alterações todos os dias e torna-se cada vez mais exigente.

 

“O foco nos estudos, nos relacionamentos saudáveis, na autonomia crítica e racional é fundamental. Esse momento de adolescência e juventude é o momento em que dispomos de mais força para lidarmos com os desafios da vida. Não é a geração do mimimi. Quantas coisas eles têm ao alcance? É tudo muito sedutor, e passageiro, fugaz. É preciso estar se renovando diariamente, cotidianamente. As fotos que se publicam elas têm que ser refeitas todos os dias. Então os nossos filhos são atraídos por este espetáculo encantador, e não se atentam para a importância das relações interpessoais”, analisou o especialista.

 

Dr. Francisco concedeu uma entrevista ao Blog do Jordan Bezerra sobre essa temática e você pode conferir na íntegra no áudio abaixo:

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Setembro Amarelo

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...