O Blog do Jordan Bezerra conversou com a economista Roberta Trindade, nesta sexta-feira, dia 12, para falar sobre a Semana Nacional de Educação Financeira. Algo pertinente, tendo em vista a crise pandêmica que fez empresas e pessoas ficarem prejudicadas financeiramente.
Sobre isso, o Blog questionou sobre as orientações para os pais de família que estão tendo dificuldade para gerenciais os gastos durante a pandemia. Ela deu dicas valiosas para quem quer mudar de vida.
“É uma mobilização para que as pessoas fiquem mais atentas quanto à importância da educação financeira, não é só saber quanto ganha e gasta, mas sim uma mudança de comportamento. Quando falamos em educação, é porque as pessoas precisam mudar a cabeça, evoluir em relação aos cuidados com o dinheiro, sobretudo quando ganhamos pouco, precisamos cuidar do que temos”, destacou Roberta.
A especialista explicou ainda que, apesar dos desafios, é preciso fazer um esforço extra nesses momentos de crise e manter o foco para não perder o equilíbrio e o controle de gastos.
“São muitos desafios, o dinheiro é pouco, e se questionam sobre como gastar, como gerenciar tudo. Algumas dicas práticas para quem precisa melhorar essa gestão: é ideal conversar com a família, para que todos possam colaborar; fazer um orçamento doméstico, um planejamento, elegendo prioridades, se o dinheiro não dá pra tudo, o ideal é saber quais são as necessidades essenciais; rever atos de consumo e comprar só o necessário, evitando gastar além do que ganha; evitar contrair dívidas como empréstimos, cartão de créditos e comprar em muitas parcelas”, orientou Roberta.
Ainda segundo a especialista, é necessário buscar sempre uma renda extra, começar devagar e administrar bem os negócios para que eles sigam crescendo e somando para a renda familiar.
“É importante buscar uma outra fonte de renda. Fazer uma reserva financeira, uma poupança, abrir um negócio pequeno que ajude a sua renda a crescer. A educação financeira é importante para a mudança de mentalidade, mas ela nos dá tranquilidade, nos ensina a usar bem o dinheiro e ter tranquilidade, sem se preocupar com as dívidas”, orientou a economista.
Para entender melhor sobre a temática e saber todas as dicas da especialista, ouça o áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Economia
Deixe um comentário