Projeto de Lei do deputado Wallber Virgolino (Patriotas), aprovado pela Assembleia Legislativa, torna o músico, cantor e compositor Francisco Ferreira Lima, conhecido como Pinto do Acordeon, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba.
Natural da cidade de Conceição, Pinto do Acordeon foi morar na cidade de Patos em meados da década de 1960. A música lhe gerou interesse desde a infância. Aficionado por acordeão, instrumento em que se tornou um virtuoso, Pinto do Acordeon ficou conhecido desde quando fazia parte das apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, período em que ganhou notoriedade da música nordestina e que produziu canções que estão presentes até hoje nos festejos juninos brasileiros.
Gravou seu primeiro LP em 1976 e na atualidade detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome, já tendo composto músicas de sucesso para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Um de seus sucessos, “Neném Mulher”, ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.
Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal e Trio Tamanduá.
O reconhecimento ao artista e obra de Pinto do Acordeon através da iniciativa do deputado estadual Wallber Virgolino, segue para análise, sanção ou veto do governador do Estado, João Azevedo (PSB).
Paraíba Rádio Blog
Deixe um comentário