O Blog do Jordan Bezerra acompanhou na tarde deste sábado, (28/9), na cidade de Santa Terezinha, a reinauguração do Museu Chico Rufino, que homenageia o fundador do município.
O evento foi fruto de uma parceria entre o historiador Damião Lucena e a prefeitura daquele município, e contou com a presença de familiares de Chico Rufino, da prefeita Terezinha de Zé Afonso, do padre Luciano Dias de Morais, da paróquia de Santa Terezinha, lideranças políticas do município e da população em geral.
Para o historiador Damião Lucena, a iniciativa é de fundamental importância para a preservação da história de Santa Terezinha, que teve o museu Chico Rufino inaugurado pela primeira vez no ano de 1988.
“Nessa nova fase acredito que ele terá um funcionamento bem mais amplo, já estamos trabalhando para iniciarmos uma segunda etapa que objetiva a construção de um auditório na sua parte de trás, para que os ativistas culturais possam ter um espaço para desenvolver essas aptidões”, disse Damião Lucena.
A prefeita Terezinha de Zé Afonso, falou da importância do momento e classificou a reabertura do museu Chico Rufino como uma conquista para o município.
“Estamos felizes mais uma vez, e estamos revivendo juntos a história do fundador do município, e estamos aqui para prestigiar e apoiar de perto a perpetuação da verdadeira história de Chico Rufino”, afirmou a prefeita.
Francisco Rufino de Lucena era conhecido por Chico Rufino, é considerado o fundador de Santa Terezinha, município localizado na região metropolitana de Patos, a cerca de 20 quilômetros da capital do sertão. Nascido em 1981, Chico Rufino faleceu em 1985, aos 94 anos de idade. Escute as palavras do jornalista Damião Lucena e da prefeita Terezinha de Zé Afonso:
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário