O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, vítima de covid-19. Evanes estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa.
O ex-prefeito contraiu a covid-19 no final de 2020, motivo que o impediu de transmitir o cargo ao atual prefeito Nabor Wanderley, seu principal aliado político.
Recentemente, Ivanes precisou fazer uma traqueostomia (orifício artificial criado cirurgicamente através de costa ou de frente de seu pescoço e em sua traquéia, geralmente feito após intensa dificuldade na respiração por vias aéreas e nas incubações prolongadas), mas apesar do procedimento, permanecia desacordado e sem evolução em seu estado clínico.
Ainda não há informações sobre a transferência do corpo para a cidade de Patos, nem em relação ao seu sepultamento.
CARREIRA POLÍTICA
Ivanes iniciou na vida pública no ano de 2000, quando foi eleito vereador de Patos pela Primeira vez. Ele recebeu 908 votos, pelo PMDB e foi o 12º mais votado do pleito.
Em 2004, venceu sua segunda eleição na Capital do Sertão, e obteve a 5ª maior votação pelo PSDB, com 1.642 votos.
No pleito de 2008, nova candidatura e a terceira vitória seguida, com 1.407 votos, como o 7º mais votado de Patos, pelo PSDB.
Na eleição de 2012, Dr. Ivanes foi o 3º mais votado, pelo PSD, obtendo 1.621 votos, e conquistou o seu quarto mandato de vereador em Patos.
Em 2016, última eleição disputada pelo ex-prefeito, ele obteve 1.144 votos pelo PMDB e ficou com a 9ª maior votação da cidade, no mandato que se encerraria em 31 de dezembro de 2020.
Com a renúncia de Sales Junior em 20 de agosto de 2019, Ivanes, que era o vereador com mais tempo de mandato entre os 17 nomes que configuravam na Câmara Municipal de Patos naquele momento, foi eleito presidente da Câmara no dia 23 de agosto, dia do seu aniversário, e assumiu os destinos da Prefeitura de Patos.
Na investidura do cargo de prefeito, tentou ser o candidato do Republicanos a prefeitura de patos, mas esbarrou na alta rejeição e desgaste de sua imagem política, passando apenas 18 dias com o nome apresentado na condição de candidato do partido, até ser substituído pelo atual prefeito Nabor Wanderley, no dia 14 de setembro de 2020.
Ele concluiu o mandato de prefeito em 31 de dezembro do ano passado, ficando no cargo por 1 ano, 4 meses e 8 dias.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário