O Ministério da Saúde (MS) informou nesta segunda-feira (17), que está acompanhando o caso das crianças imunizadas indevidamente com vacina de adulto e vencidas no município de Lucena, que fica no Litoral Norte da Paraíba. O caso repercute nacionalmente. Estima-se que 60 crianças tenham sido vacinadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural dessa cidade sem ao menos ter chegado a vacina correta.
De acordo com o Ministério, a recomendação é que se tenha cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis pela imunização. “A pasta monitora todos os eventos adversos relacionados com as vacinas contra a Covid-19”, reforçou.
O Ministério da Saúde, ainda comunicou que o armazenamento correto das vacinas, assim como o acompanhamento da validade dos frascos e sua aplicação cabem aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as orientações do Ministério.
A imunização de crianças no município de Lucena foi noticiado na última sexta-feira (14), quando chegou o primeiro lote da vacina pediátrica. Uma das mães informou, por meio de vídeo, que os filhos já haviam sido imunizados antes das vacinas terem chegado a Paraíba. Os imunizantes aplicados foram de adultos e após investigação, a Secretária de Estado da Saúde (SES-PB), descobriu que as vacinas estavam vencidas.
Clickpb
Deixe um comentário