A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou, na noite desta quarta-feira (13), com o doutor em meteorologia Mário Leitão, para falar um pouco sobre a chuva de granizo. Esse fenômeno natural está ocorrendo em várias cidades do sertão da Paraíba, o que, apesar de normal, não é tão comum.
Segundo Mário Leitão, esse fato acontece quando as nuvens que estão formando a chuva registram temperaturas muito baixas e a presença de cristais de gelo, que se unem, formam pequenas bolas e acabam caindo.
“Sobre a ocorrência de chuva de granizo em Assunção e Junco do Seridó, não tem nada de anormal, é uma coisa completamente normal. Eu inclusive, quando morava em Patos, presenciei essa chuva de granizo, não tão forte, mas é comum em qualquer lugar. Isso porque depende do desenvolvimento da nuvem que está produzindo a chuva. A temperatura no tempo da nuvem pode chegar a cerca de 90 graus abaixo de zero, e quando começa a vir a precipitação, essa parte superior da nuvem é formada de cristais de gelo e vai se juntando a outros cristais e chegam, em alguns casos, a ter um tamanho razoável”, detalhou Mário.
Ainda segundo o especialista, várias localidades do mundo podem receber esse fenômeno, o que é bastante comum em suas ocorrências. Ele explicou em detalhes como ocorre o processo de formação dos granizos.
“Em regiões mais propícias, essa bola de gelo chega a ser do tamanho aproximado de uma laranja ou um limão grande. Isso ocorrem qualquer região do plante, exceto nos desertos, onde não chove. Mas já aconteceu muitas vezes em vários locais e não é nada anormal. É uma ocorrência que vai se dar quando a nuvem tem esse desenvolvimento vertical muito grande”, explicou o especialista.
Entenda o processo de formação do granizo ouvindo o áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Natureza
Deixe um comentário