O Blog do Jordan Bezerra conversou com o doutor em meteorologia Mário Leitão, na noite dessa terça-feira (4), para falar sobre as previsões climáticas para o inverno de 2022. Segundo Mário Leitão, os indicativos são de que o sertão terá boas chuvas, na média ou acima da média.
Já no início do mês de janeiro, o sertão está registrando boas chuvas, como estava previsto e foi adiantado por Mário Leitão, em dezembro de 2021. A região do Vale do Piancó e das Espinharas já sofrem transformações com as chuvas que vêm caindo nos primeiros dias deste mês.
“Com relação à qualidade da estação chuvosa deste ano, posso dizer que, segundo as previsões, este ano de 2022 será um ano bom de chuvas no Nordeste brasileiro. Em algumas cidades, existe a possibilidade que essas chuvas sejam em torno da média ou acima da média, em muitos lugares. Então essa é a perspectiva, em resumo, em termos de previsão climática para o ano de 2022”, analisou o especialista.
A reportagem questionou por que alguns açudes e reservatórios recebem menos águas do que outros. Segundo Mário, dois fatores podem influenciar diretamente para este resultado. Ele afirmou que depende das nuvens e da condição climática da região.
“Nós temos que falar de duas situações: a chuva não ocorre de maneira homogênea. Em algumas regiões chove mais do que em outras. Isso ocorre porque nas regiões mais beneficiadas, o desenvolvimento das nuvens que produzem as chuvas mais potenciais, elas são mais desenvolvidas, só que elas produzem um efeito muito positivo em uma área relativamente pequena. Mas em alguns locais não ocorrem essas chuvas mais acentuadas. Nesse sentido, os locais onde as chuvas são mais fortes, os açudes recebem mais águas, mais alguns açudes não recebem muita água. Outro fator que é decisivo, é que hoje existem muitos açudes pequenos perto dos açudes grandes e isso evita que ela tome uma recarga e faça ele transbordar”, explicou Mário Leitão.
A análise completa do meteorologista você ouve abaixo, em um áudio enviado à reportagem do Blog do Jordan Bezerra.
Blog do Jordan Bezerra | Chuvas
Deixe um comentário