segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Médica patoense Valdecira Lilioso recebe título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco
Gerais

Médica patoense Valdecira Lilioso recebe título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco

 

O Conselho Universitário (CONSUN) aprovou no início do mês de novembro, de forma unânime, a concessão de título de Doutora Honoris Causa para a médica endocrinologista Valdecira Lilioso de Lucena, professora da Faculdade de Ciências Médicas, a qual é considerada referência para colegas e estudantes em Pernambuco e vários outros estados onde ministrou palestras e congressos.

 

Doutora Valdecira Lilioso, mais conhecida entre os seus como Cira, é natural da cidade de Patos, no sertão da Paraíba. Filha de João Lilioso e Maria de Lourdes, de saudosa memória, Valdecira é irmã de Miguel Lilioso, José Lilioso (Zeca), Valdemisa Lilioso (Misa) e João Lilioso. Mudou-se para Recife, onde formou-se em medicina, no período de 1967 a 1972, e alcançou a sua especialização em São Paulo. Já em 1976, Valdecira foi admitida como professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. A médica também atuou com destaque no Ministério da Saúde, na época do então ministro da saúde José Serra. Representou o Brasil em vários países, nos quais esteve presente.

 

Na manhã dessa terça-feira, dia 30 de novembro, ocorreu a cerimônia de entrega de títulos a várias autoridades, dentre elas a Doutora Valdecira Lilioso. A festa foi prestigiada pelas autoridades e familiares dos homenageados.

 

Após receber o título de Doutora Honoris Causa, do reitor Pedro Henrique de Barros Falcão, Valdecira fez um discurso emocionado, inicialmente agradeceu a todos, ao Reitor Dr. Pedro Henrique e a Vice-reitora Dra. Maria do Socorro Mendonça Calvacanti, e também aos demais presentes. Pediu licença para quebrar o protocolo formal da solenidade e, assim, expressar um discurso com um dialeto do coração. Valdecira afirmou bastante emocionada, e falou da sua origem na cidade de Patos, no sertão da Paraíba, de onde veio, com muita determinação, até a cidade do Recife, vencer por meio da cartilha da educação, da ética e da gratidão, que, segundo a endocrinologista, a norteia até então.

 

Valdecira Lilioso aproveitou a oportunidade para pontuar o ensino de excelência da faculdade, ciente, porém, que o aprendizado e o aperfeiçoamento dependem também do aluno. Afirmou que é sabedora dos desafios que a universidade enfrentará, sobretudo com os avanços tecnológicos, mas deseja que os dirigentes continuem conduzindo a instituição com muito zelo. Ainda segundo Valdecira Lilioso, o tempo para expressar todo o seu agradecimento aos companheiros de universidade era curto, mas apresenta eterna gratidão. Agradeceu, de modo especial, ao professor Rivaldo Mendes de Albuquerque, pelo resumo da sua trajetória, a Fernando Siqueira e ao professor Hidenburg Lemos (in memorian). Agradeceu também ao secretário de saúde do estado de Pernambuco, André Longo, que, segundo Valdecira, a enche de orgulho por sua trajetória e por ser, assim como ela, patoense.

 

A doutora lembrou a sua trajetória no Hospital Oswaldo Cruz, e declarou não saber como será acordar e não ir mais à sua missão no trabalho, pois está se aposentando. Aproveitou para agradecer ao professor Oscar Frederico Barbosa, clínico da família, a quem tem muita gratidão, em nome dele saúda a todos os ex-residentes da faculdade de Pernambuco. Agradeceu também à    Professora Dione Tavares Maciel, diretora da Faculdade de Ciências Médicas, que com muita luta conduz o ensino médico da instituição. Agradeceu ainda a todos os professores e funcionários da faculdade por estarem ao seu lado nessa jornada, durante a sua permanência como coordenadora dos programas de residências médicas. Reconheceu a COREME e todos os supervisores e preceptores pela efetiva colaboração. As entidades médicas CREMEPE, SIMEPE, AMPE, AMB e a Comissão Nacional de Residência e todas as comissões estaduais do Brasil, por terem a acatado como nordestina e sertaneja, com muito companheirismo e amizade.

 

Por fim, agradeceu a sua família, por estar ao seu lado nas conquistas, nas angústias e nas suas ausências. Segundo Valdecira, a família é o seu porto seguro e merece todo o seu carinho e gratidão. Finalizou agradecendo e reconhecendo o excelente trabalho do Magnífico Reitor Pedro Henrique e da Vice-reitora Maria do Socorro, a qual apesar de não ter trabalho diretamente com eles, vem acompanhando o zelo e a dedicação na condução da instituição.

 

“Gratidão pela generosidade de me outorgar o presente título, que vem carregadinho, tenho certeza, de ética, compromisso com o ensino, honestidade e lealdade, os princípios educacionais da nossa universidade“, comentou.

 

O secretário de saúde do Estado de Pernambuco, Dr. André Longo enviou um vídeo felicitando os homenageados, de um modo especial, sua conterrânea, Valdecira Lilioso.

 

“Minha amiga, minha assessora na secretaria, quis o destino que eu não pude ir à solenidade, pois estou em uma missão fora do estado, mas quero dizer que é   merecidíssima essa homenagem, onde você é agraciada com o título de Doutora Honoris Causa, e, eu queria dizer isso como Secretário de Saúde do estado, como uma pessoa que conhece todo o seu trabalho e missionário trabalho por Pernambuco ao longo de 50 anos, construindo a Residência Médica”, destacou o secretário.

 

Por fim, o secretário lembrou da transformação e do legado deixado por Valdecira para a medicina de Pernambuco, que é referência a nível Nacional.

 

“Se hoje Pernambuco tem destaque no cenário Nacional, na especialização, na formação de especialistas em recursos humanos, especialmente na área de saúde, Pernambuco deve muito à doutora Valdecira, indiscutivelmente a pessoa que mais entende de Residência Médica, que mais trabalhou pelo fortalecimento, crescimento e qualificação, portanto a UPE é muito feliz em tá podendo fazer esse reconhecimento, e justíssima homenagem à doutora Valdecira Lilioso de Lucena pela grandeza de seu trabalho, o título de Doutora Honoris Causa. Doutora Valdecira do fundo do meu coração, receba meu abraço e saiba que você é muito querida por todos nós que fazemos a secretaria de saúde do estado”, expressou André Longo.

 

A festa de 30 de novembro não só foi na Veneza Brasileira, Recife, mas com toda certeza lá no Céu também, onde João Lilioso e Maria de Lourdes, seus pais, e seus irmãos Miguel Lilioso e João, estão radiantes com essa significativa homenagem da UPE, a uma médica competente, que fez de sua profissão, um sacerdócio para salvar vidas. E, hoje recebe, merecidamente, essa grande honraria. Parabéns, doutora Valdecira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Homenagem

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...