segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Mães de crianças com microcefalia relatam drama por falta de insumos fornecidos pela Secretaria de Saúde de Patos
Gerais

Mães de crianças com microcefalia relatam drama por falta de insumos fornecidos pela Secretaria de Saúde de Patos

 

A senhora Fernanda, mãe do pequeno Tales Araújo, criança que tem microcefalia, fez um relato triste e revoltante sobre a falta de insumos que deveriam ser fornecidos pela Secretaria de Saúde do Município de Patos. Fernanda desabafou ao lado do filho que chorava: “…venho aqui falar da irresponsabilidade da Prefeitura de Patos! Faz dois meses que não recebo que não recebo um suplemento! Nenhuma lata de leite…quase todo dia vou lá e pergunto: ‘cadê o leite e o suplemento? ’ e eles dizem: ‘tá em compra’. Essa compra nunca chega…faz um ano que ele (Tales) usa sonda e um ano que eu botei na prefeitura para receber seringa e sonda…até hoje…”.

Fernanda e Tales Araújo

A senhora Flaviana, mãe do pequeno Gabriel, criança que também tem microcefalia, disse que os suplementos, fraldas, leites especiais…não vem sendo destruídos pelo município. A mãe tem ido na Secretaria de Saúde do Município e recebe a informação que o caso está se dando devido a empresa não está entregando os insumos para a Prefeitura de Patos. Flaviana relatou que o recurso que recebe do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um salário mínimo, não cobre as despesas com a criança especial e sem a ajuda da prefeitura está cada dia mais difícil a situação.


O desabafo das duas mães representa o drama vivido por outras que tem filhos com microcefalia. Além dos insumos fundamentais, as crianças passam por tratamento especial diante dos desafios da microcefalia que está em estudos e vem sofrendo retrocesso na pesquisa devido aos cortes do Governo Federal. Sem a ajuda do Governo Federal e o apoio por parte das secretarias municipais de saúde, as famílias vivem um drama e podem ver a evolução das crianças ser interrompido.

Flaviana e Gabriel

A reportagem fez contato com o Dr. Umberto Joubert, secretário de Saúde do Município de Patos. O médico disse que tem cobrado das empresas fornecedoras da prefeitura de Patos, mas não se tem conseguido êxito. Desde o dia 5 de setembro de 2019, o setor de finanças da gestão municipal tem feito documentos cobrando e o poder judiciário deve ser provocado sobre o caso.


Um servidor público efetivo da Prefeitura Municipal de Patos, e que tem experiência no setor de licitações, fez contato com a redação do Patosonline.com e argumentou que a gestão não está usando os mecanismos de pressão para as empresas fornecedoras que descumprem o contrato firmado. De acordo com o servidor, a gestão deveria fazer uma chamada pública no Diário Oficial do Município e dessa forma alertar sobre as empresas que desrespeitam as leis contratuais, mas a gestão segue apenas com documentos internos.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...