A justiça eleitoral da 30ª Zona, da cidade de Teixeira, decidiu pela cassação da chapa de vereadores do Republicanos daquela cidade, após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, movida pelos partidos PDT e DEM, que representam os partidos de oposição, anulando assim o mandato dos vereadores eleitos pelo Republicanos nas eleições municipais do ano passado.
A sentença assinada pelo juiz eleitoral Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, foi motivada por irregularidades relativas a cota de gênero nas candidaturas do sexo feminino, com o lançamento de supostas “candidaturas laranjas”, infringindo a lei 9.504/97.
Com a decisão, a Justiça Eleitoral torna nulos a votação de 19 candidatos a vereador registrados pelo Republicanos de Teixeira, e deixa inelegíveis os mesmos por um período de oito anos.
Poderão perder os mandatos os vereadores Nildinho, Mada da Saúde e Raimundo Costa, que foram eleitos com 586, 370 e 267 votos respectivamente.
O juiz também determinou o recálculo do Quociente Eleitoral, e a recomposição das vagas na Câmara Municipal de Teixeira, a partir da saída dos três parlamentares. Cabe recurso da decisão.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário