O poeta, cantor e compositor Cazuza diz em uma canção: “Quem tem um sonho não dança”. Ter um sonho, portanto, é fundamental. Contudo, é preciso dedicação, empenho, foco, equilíbrio e vontade para alcançá-lo. Foi o que fez a jovem pessoense Maitê Maria, de 20 anos, que realizou um feito o qual poucos brasileiros alcançaram no ENEM 2021: atingir a nota máxima na prova de redação, ou seja, a nota mil.
Uma pontuação merecida para essa paraibana com o nome de atriz e, sobrenome de santa, que ‘mostrou raça’ como se diz aqui no sertão. Com muito entusiasmo e atenção, a jovem relatou em vídeo ao Blog do Jordan Bezerra, com exclusividade na região do sertão, na tarde desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a sua rotina, sua dedicação, abdicações, e destacou a necessidade do equilíbrio, preparar a mente, o corpo e a alma para alcançar os seus objetivos.
A jovem aproveitou para incentivar todos aqueles que buscam os seus sonhos, assim como ela tanto buscou a sua aprovação no curso de medicina na UFPB.
“Fui convidada por Jordan Bezerra para tirar algumas dúvidas mais frequentes e eu acho que a principal de todas é sobre qual a sensação de atingir a nota máxima na redação desse exame nacional, um dos principais exames nacionais, senão o principal, e eu continuo dizendo que é indescritível mesmo, é algo em primeiro momento inacreditável. Acho que não caiu a ficha ainda, mas é muito gratificante, incrível mesmo saber que uma nota tão alta dessa me ajudou na entrada à faculdade, no curso dos meus sonhos que é a medicina, e a redação é super importante para isso. Então me deparar com a nota máxima depois de tanta dedicação, tanta preparação é realmente muito gratificante, é uma alegria imensa que eu desejo a todos vocês. Esse ano, acredito que tenha sido um dos anos com menor índice de notas mil, até agora não se sabe os dados exatos, mas acredito que pouco mais de vinte pessoas no Brasil inteiro tenham alcançado essa marca, e para mim é um grande orgulho estar entre essas pessoas, e espero que a nossa educação brasileira possa evoluir cada vez mais, para que cada vez mais pessoas também possam atingi-la”, contou Maitê.
Maitê aproveitou para falar um pouco acerca da sua rotina de estudos, e também para enviar uma mensagem de apoio a todos os estudantes do país, que buscam realizar os seus sonhos.
“Em relação também à minha rotina, eu tinha uma rotina bem puxada, mas sempre lembrando do descanso, que é super importante, que também faz parte dessa rotina. Então eu estudava em média dez horas por dia, de segunda a sexta, sábado tinha uma carga horária menorzinha e já no domingo eu tirava o dia livre. Então como eu disse é super importante ter uma rotina do sono, ter uma rotina de descanso, é tão importante quanto a preparação em si, é o que eu sempre lembro de frisar. E também em relação à atividade física, ao lazer, nunca negligenciar essas coisas que também são muito importantes. Então a dica que eu dou para vocês é essa: equilíbrio sempre, vamos estudar, mas também vamos cuidar da nossa saúde física, cuidar da nossa saúde mental, do nosso emocional, é super importante tudo isso. Eu deixo aqui para vocês uma mensagem de apoio para aquelas pessoas que ainda não conseguiram realizar esse sonho, assim como eu um dia, eu tentei quatro vezes ser aprovada em medicina na Universidade Federal da Paraíba, e realmente não é um caminho fácil, mas no final tudo vale muito a pena. Então desejo força para cada um de vocês, e que se esse for realmente o sonho de cada um, que vocês possam ter força, muita garra e dedicação para realizá-lo no tempo certo”, expressou Maria.
Blog do Jordan Bezerra/ Educação
Deixe um comentário