O vereador Jamerson Ferreira(PL) protocolou na Câmara Municipal de Patos, um requerimento que solicita ao prefeito de Patos a Inclusão percentual de jovens com Transtorno do Espectro Autista e Excepcionais na seleção para estágios em cargos na administração direta ou indireta no poder público executivo.
O objetivo é a inserção de jovens que, embora necessitem de alguns cuidados especiais, são aptos a exercer funções no serviço público ou privado. “Já é discutido no âmbito nacional a reserva às pessoas com deficiência, um percentual de cargos e de empregos públicos, e queremos que isso seja ofertado nas repartições do município, mesmo que seja de forma supervisionada. É uma forma de trazer dignidade a essas pessoas”, argumentou o parlamentar.
No município há a lei 4.279, que cria o programa municipal de estágios remunerados para alunos concluintes do ensino médio e cursos superiores. Com a inclusão desta categoria com percentual garantido no programa, seriam destinadas um número de vagas específicas para Autistas e Excepcionais.
Segundo o vereador, o primeiro emprego para pessoas com deficiência ainda é uma barreira, até mesmo no funcionalismo público. Para Jamerson, embora existam algumas limitações, Autistas e Excepcionais, quando são direcionados para determinadas demandas, desenvolvem muito bem as suas funções.
Assessoria
Deixe um comentário