Nesta segunda-feira, dia 9 de maio, a Petrobras anunciou o reajuste no valor do Diesel, em 8,8%. O novo valor entrou em vigor nesta terça-feira (10), já somando um valor de aumento de 49% nos últimos 12 meses.
O economista Matheus Peçanha afirmou que a inflação se estenderá por diversos outros setores, uma vez que o diesel é utilizado na produção e maquinarias de inúmeros produtos, bem como no transporte via caminhões, bem como no transporte público, pois esse combustível é também utilizado por ônibus e vans.
O economista detalhou o principal motivo desses aumentos sucessivos, que refletem diretamente no país.
“Enquanto a guerra entre Rússia e Ucrânia durar, não sabemos o que vai acontecer. A gente espera que o [preço] do petróleo continue subindo. Então, por mais que tenha desacelerado o indicativo, a perspectiva é que o custo siga pressionado, e podemos ver nova aceleração ou manter esse patamar, mas o preço continuará acelerando, seja em ritmo mais fraco ou mais forte. No acumulado, continuaremos sofrendo com o reajuste dessa matéria-prima tão importante e que causa tanto estrago na difusão da inflação”, conclui ele.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Vale News PB
Deixe um comentário