segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Índice de confiança dos paraibanos na economia chega a 65% em setembro
Gerais

Índice de confiança dos paraibanos na economia chega a 65% em setembro

 

 

O mês de setembro registrou alta de 2,15% no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na Região Metropolitana de João Pessoa, avaliado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. Na avaliação dos entrevistados, a situação futura da família, o percentual que avaliaram como melhor aumentou de 65,45% em agosto de 2019 para 67,68% em setembro desse ano. 

 

 

Este resultado de crescimento pode ser atribuído, em parte, ao recuo da inflação e à expectativa em relação ao início do período de saques dos recursos das contas ativas e inativas do FGTS.

 

 

Na comparação anual, o índice registrou alta de 6,14%, passando de 104,75 em setembro de 2018 para 111,19 pontos neste mês. A escala de pontuação do Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 (total pessimismo) a 200 (total otimismo). 

 

 

Na avaliação por gênero, tanto os homens quanto as mulheres se mostraram mais confiantes, com altas de 1,77% e 2,22%, respectivamente. Os consumidores casados ou em regime de união estável registraram o maior acréscimo, com 2,33%. Por escolaridade, os que possuem ensino superior completo demonstraram maior crescimento, 2,54%. Por faixa etária, a maior alta foi registrada pelos consumidores com idades compreendidas entre 37 e 47 anos (2,54%). E, por renda, os que ganham entre dois e quatro salários mínimos, com expansão de 2,62%.

 

 

Condições atuais e expectativa

 

 

O Índice de Confiança do Consumidor é composto por dois subindicadores: O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) que apura a confiança do consumidor em relação à sua situação atual e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) que mede o sentimento do consumidor em relação à sua situação futura. Em setembro de 2019, tanto o ICEA quanto o IEC influenciaram positivamente o resultado do nível de confiança apurado pelo ICC, sendo que o ICEA foi o que registrou a maior expansão (2,36%). Já o IEC apontou alta de 1,97%.

 

 

Na avaliação dos entrevistados considerando a situação futura da família, o percentual que avaliaram como melhor aumentou de 65,45% em agosto de 2019 para 67,68% em setembro desse ano. Em contrapartida, o percentual dos que avaliaram como pior caiu de 8,43% para 7,63% no mesmo período. Já na avaliação dos consumidores considerando a situação atual da família, a parcela de consumidores que avaliaram como melhor a atual situação familiar também subiu de 28,50% em agosto/2019 para 29,98% em setembro/2019 e a parcela de consumidores que julgaram como pior a atual situação da família caiu de 30,05% para 26,04%.

 

 

A escolha da amostra apresenta um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 4,90%. Para atender a precisão desejada, a amostra foi estimada em aproximadamente 400 entrevistas, sendo os participantes escolhidos de forma aleatória na RMJP, nos dez primeiros dias do mês, em diversos pontos onde ocorre maior concentração de consumidores.

 

 

Clickpb.com.br

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...