O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta veio à Paraíba nessa segunda-feira, 25 de março, trazendo mais 23 milhões de reais em investimento para o estado.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, da secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, dos deputados federais Hugo Motta, Efraim Filho, Wilson Santiago; dos deputados estaduais João Gonçalves, Taciano Diniz, Dr. Érico, além de vários prefeitos, vereadores, secretários da região e muitos populares.
Às 17h30 o ministro Mandetta chegou ao Hospital do Bem, visitou pacientes e as instalações do equipamento e depois aconteceu a assinatura da Portaria de habilitação em Oncologia/UNACOM, que garante investimentos de R$ 5 milhões, 740 mil e 848 reais, para o custeio dos serviços Hospital do BEM é habilitado e recebe do ministro da saúde Mandetta quase 6 milhões de reais
O prefeito de Patos Bonifácio (PPS) agradeceu o gesto do Governo Federal e na ocasião fez também uma reivindicação. Na oportunidade entregou ao ministro Mandetta um documento, em nome do povo de Patos, solicitando que o Hospital do Bem deixe de ser uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACOM) para se tornar um Centro de Assistência de Alta Complexidade (CACOM), o investimento é de fundamental importância para garantir uma melhor assistência aos pacientes portadores de câncer no sertão do estado.
“A gente está requerendo para que a unidade se transforme em centro de oncologia, fizemos esse pleito em mãos ao ministro e esperamos que haja progresso para que possamos dar uma melhor assistência a Patos e todo o sertão”, afirmou o prefeito de Patos.
A secretária de saúde do estado Cláudia Veras destacou o credenciamento do Hospital do Bem.
“Só sabe vendo, olhando nos olhos das pessoas que sofrem, e sabemos da importância desse Hospital, que tem significado muito especial da toda região do sertão. Portanto, Ministro sua vinda aqui tem um significado muito importante e demonstra seu compromisso com a saúde do Brasil, conclui a secretária.
Na sequência fizeram o uso da palavra os deputados federais Wilson Santiago, Hugo Motta e Efraim Filho.
Destaque para fala do deputado federal Efraim Filho (DEM) que é o coordenador da bancada Federal na Câmara que disse que o momento era de celebrar a vida, com a iniciativa do ministro. Lembrou que trabalho foi coletivo da bancada para vinda do ministro Mandetta. Por fim pediu ao ministro da saúde para a construção do Hospital de Trauma do Sertão com sede em Patos.
Já o deputado federal Hugo Motta (PRB) lembrou o trabalho do ex-governador RC e de sua parceria destinando uma verba de mais 8,3 milhões colocar o Hospital do BEM para funcionar.
Para o deputado federal, Hugo Motta (PRB/PB), o momento é resultado de muito esforço e trabalho. “Teremos a garantia de que, com esses recursos, os serviços funcionarão independente de quem ocupe os cargos públicos. É mais um objetivo atingido. Lutamos muito para abrir o Hospital do Bem, muito pelo credenciamento, e agora conseguimos”, afirmou.
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que estava muito feliz em vir à Paraíba e, sobretudo de Patos, cidade bonita de um povo tem brilho e força. O Ministro Henrique Mandetta falou sobre a importância dos investimentos no Hospital do Bem. O serviço será aberto e com o trabalho de todos irá crescer.
“Estamos abrindo oficialmente o financiamento, será um Hospital que, com certeza, quando tiver na sua plenitude, passada a fase da quimioterapia, esses serviços vão ser ampliados no futuro para cirurgias, para os exames complementares para poder fazer o enfrentamento do câncer em toda a região aqui de Patos”, destacou o Ministro Mandetta.
Por fim quem foi ouvido pela nossa reportagem foi o deputado estadual Dr.Érico Djan (PPS) destacou a importância do credenciamento para o Hospital do BEM.
“É um grande avanço para o Hospital do Bem que, em tão pouco tempo, já tem uma longa folha de serviços prestados aos que mais necessitam, em Patos, que são os pacientes de câncer”, comentou Dr. Érico para, em seguida, acrescentar: “A luta, no entanto, não para por aqui. Vamos trabalhar para trazer mais melhorias para o hospital, como uma unidade de radioterapia, aumentando assim o leque de tratamento”.
Muito bem prestigiada a solenidade todos vibraram com a atitude do ministro da saúde, pois agora o Hospital do BEM terá a garantia de funcionamento.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário