segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Gerente da Cagepa fala sobre crise hídrica em Santa Terezinha-PB: Capoeira está quase seco
Gerais

Gerente da Cagepa fala sobre crise hídrica em Santa Terezinha-PB: Capoeira está quase seco

 

Na sessão da última sexta-feira (15), o vereador de Santa Terezinha-PB, Francisco Bezerra (PSB), usou a tribuna para falar da problemática da água no município, isto porque o manancial que abastece a cidade, a Barragem de Capoeira, está com menos de 4%, ou seja, menos de 2 milhões metros cúbicos de água.  Segundo o parlamentar, a situação se complica porque o reservatório fornece água para mais duas cidades: Patos e São José do Bonfim. 

 

O Blog do Jordan Bezerra foi então se informar do Gerente da Cagepa do Regional das Espinharas, com sede em Patos, o engenheiro Alan Oliveira. Conversamos nesta manhã de segunda (18). Para o Gerente a situação preocupa, mas não existe ainda colapso no abastecimento. Contudo é preciso conscientização da população para economizar esse líquido tão precioso.

 

“A questão de Capoeira é preocupante, pois praticamente não tomou água até agora. O balanço hídrico não tem sido favorável até o momento. Quero dizer a população de Santa Terezinha e as outras duas cidades que a Cagepa está tomando as providências no sentido de captar o máximo da água disponível do açude. Iremos instalar bombas na lâmina d’água, com isso, mesmo que não chova forte o Capoeira tem condição de abastecer essas cidades até o fim do ano”, contou o Gerente da Cagepa.

 

Lembrou também que a população deve fazer sua parte, economizando e não desperdiçando como: banho extravagante, lavagem de carro ou calçada com mangueira. Disse que é importante essa parceria entre a Cagepa e a população.

 

Por fim, o Gerente Alan foi questionado se havia possibilidade da redução na vazão para a cidade de Patos.

 

“Se não chover de jeito nenhum, lógico que torcemos e rezamos para que chova, pois ainda estamos em meados do mês de março. Acreditamos que ainda haja uma recarga significativa em Capoeira, Caso isso não aconteça,  obviamente que Cagepa fará os estudos necessários, de modo a atender ao consumo de Santa Terezinha e São José do Bonfim, até porque Patos têm outros mananciais que podem suprir essa redução na vazão”, afirmou o Gerente.

 

O vereador Francisco Bezerra apresentou na sessão um requerimento, que foi sobescrito pelos demais parlamentares solicitando uma audiência pública com o Gerente da Cagepa e setores da sociedade Santerezinhense para debater o tema.


Vamos torcer e rezar para essa situação de Capoeira não chegue a tal patamar.


 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...