As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Patos, vão acontecer no próximo dia 18 de novembro para definir o nome do próximo presidente do órgão pelos três anos seguintes. O Blog do Jordan Bezerra então, visando fomentar a democracia na Ordem, ouviu os dois candidatos a presidente das duas chapas, Fred Igor, que é atual presidente e busca reeleição, e a advogada Fabiana Simões, que tenta pela primeira vez ocupar o cargo.
O Blog então começa pelo advogado Fred Igor, com quem a reportagem conversou na manhã desta quinta-feira, dia 4. A reportagem perguntou por que Fred gostaria de ser presidente da OAB-Patos por mais três anos. Segundo ele, tem o objetivo de pôr em prática os novos planos.
“Fui eleito para este mandato, infelizmente, devido à pandemia da Covid-19, fomos prejudicados, travados, devido a questão da pandemia, durante dois terços do nosso mandato. Reunidos com a nossa diretoria, com nossos amigos e amigas advogados, lançamos o nosso nome novamente, com o objetivo de colocar em prática os nossos planos, os nossos projetos, buscando as prerrogativas dos advogados sertanejos. Com a união de todos os advogados, vamos fazer uma advocacia melhor”, expressou Fred.
Sobre as acusações de influência política na OAB-Patos, Fred Igor negou que exista e disse que a única bandeira levantada pela diretoria é em favor dos próprios advogados.
“Todos nós somos políticos por essência, mas só temos uma bandeira: a luta em prol da advocacia, da valorização e respeito das prerrogativas e em prol da sociedade. Nunca admitiremos palanque político dentro da OAB. Nunca vamos permitir misturar política com a OBA dentro do órgão. Nas últimas eleições para prefeito de Patos, um dos candidatos da outra chapa buscou seu lado político, foi candidato a prefeito, e nós respeitamos. Respeitamos todos os candidatos”, disse Fred.
A reportagem questionou sobre quais projetos tem em mente para beneficiar os advogados que estão iniciando a carreira profissional e que precisam de apoio no início. Segundo ele, já instituiu várias ações em benefício dos jovens advogados, mas falou que tem muito a ser feito ainda.
“São enormes desafios. Não estamos aqui para falar de três em três anos, e nem para buscar promessas fantasiosas. São enormes desafios, principalmente durante a pandemia. Fóruns fechados, escritórios fechados durante certo período devido aos decretos, mas conseguimos realizar projetos de apoio para os jovens advogados, curso de iniciação e prática jurídica, inauguramos o anexo e projeto ‘Meu primeiro escritório’, e uma sala de produção para pesquisa entre outros feitos voltados para os jovens e temos muito a fazer”, comentou o presidente.
Fred aproveitou para destacar os novos projetos que vem estudando implementar junto com a diretoria nos próximos anos. Ele disse que muitos não saíram do papel por conta da atual situação de pandemia.
“Nós temos um projeto voltado para o Jovem Advogado, com gestão, inovação, marketing jurídico e projeto de mentoria para o mercado de trabalho. A OAB Paraíba é a única no Brasil que dá desconto de 50% durante os cinco primeiros anos no exercício da advocacia, favorecendo os jovens advogados. Temos um projeto de ampliação e construção de parlatório em Malta, e reformamos o do presídio de Patos, masculino e feminino e a construção de nossa sede social, temos o projeto pronto, com lazer, esporte e saúde de todos os advogados e vários outros projetos”, destacou.
Fred Igor destacou outros projetos que pretende executar nos próximos três anos, caso seja reeleito para a presidência da OAB-Patos. Ouça a entrevista na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Eleições OAB
Deixe um comentário