Apesar dos decretos quase nada mudou. O Blog do Jordan Bezerra passou por diversas agências bancárias de Patos nesta segunda-feira (1º) e comprovou que apesar do uso de máscaras, o distanciamento entre as pessoas ainda não é o ideal, mostrando que os bancos desrespeitam ou ainda não encontraram uma forma de lidar com o problema.
Sindicato
A reportagem conversou com a presidente dos sindicatos dos bancários de Patos e região. A senhora Andréa, que falou sobre a problemática.
“Os bancos têm realizado muitos esforços para contornar essa situação das filas, mas esse problema vem de mesmo antes da Pandemia. As agências tentam conscientizar as pessoas, contudo é muito complicado, infelizmente as pessoas não respeitam o distanciamento”, afirmou Andréa.
Por fim, ela disse que, dentro das agências, é responsabilidade dos bancos, mas fora, possivelmente, é da prefeitura de Patos.
Procon de Patos
Falamos também com o diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, do Município de Patos (PROCON/Patos), Ítalo Torres. O Blog perguntou se o PROCON está ciente dessa situação de longas filas e se estava havendo fiscalização do órgão. Afirmou que sim e disse que os bancos não estão cumprindo os acordos.
“De fato estamos fiscalizando. Agora, é equivocada a afirmação, posto que, conforme já conversamos com alguns gerentes de agências aqui em Patos, o fato do pessoal estar aguardando fora das agências é tão somente pelas normas sanitárias, logo no momento que o consumidor está aguardando em uma fila, ele está lá para ser atendido, então a responsabilidade é sim do estabelecimento”, afirmou Ítalo.
O diretor foi questionado se os estabelecimentos estavam sendo multados, ele garantiu que sim.
“Temos sim fiscalizado e autuado agências que descumprem a tanto a Lei das filas, como as normas sanitárias”, disse Torres.
Por fim, o Blog perguntou ao Diretor qual seria a solução para amenizar essa problemática?
“Conversamos com a gerência e orientamos a distribuição de senhas e realização de uma triagem prévia para agilizar os atendimentos o que foi feito e amenizado o problema”.
Imagine vocês quando começarem os pagamentos do Auxilio Emergencial, como ficarão as filas nas agências da Caixa, certamente serão enormes de dobrar quarteirão em plena Pandemia.
Nesta segunda (1) uma ouvinte do programa Espinharas Notícia, da ádio Espinharas denunciou que Agência da Caixa do Guedes tinha filas enormes e apenas 1 caixa atendendo os clientes.
A Caixa Econômica disse ao Procon que não procede a reclamação da ouvinte.
“A demora no atendimento ocorreu devido ao fato do pagamento dos servidores. Haja vista que muitos servidores estavam abrindo contas bancárias. Contudo, não todos os caixas estavam atendendo e não apenas um”, disse Caixa ao Procon.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário