Novos eventos tradicionais foram incluídos ao Calendário Oficial de Eventos Turísticos e Culturais da Paraíba. Através da Lei 12.968/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre de Zexé (Republicanos), oficializou duas festas religiosas da cidade de Santa Luzia, que passaram a integrar o calendário paraibano.
A Lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo, e constou do Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira, dia 14 de dezembro, quando também entrou em vigor, oficializando a Festa de Santa Luzia, em homenagem à padroeira católica do município, evento com 267 anos de tradição, sempre comemorada no dia 13 de dezembro.
“A Festa de Santa Luzia pela sua dimensão e importância religiosa e cultural para a região e para o Estado da Paraíba, torna-se necessária à sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba, a fim de se colabore com a atenção necessária a essa maneira tradicional de expressão religiosa e cultural, promovendo-se a sua consolidação e o seu desenvolvimento para o município e para o Estado da Paraíba”, justificou o deputado Alexandre.
Também foi oficializada a festa de Nossa Senhora do Rosário, que também acontece em Santa Luzia. O evento, que é realizado em 7 de outubro de cada ano, passa a compor o calendário oficial da Paraíba, por meio da Lei 12.974/2013.
“Esta lei tem o objetivo de destacar a expressão religiosa e cultural da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que mantém uma bonita tradição cultural e histórica, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Luzia, fundada em 24 de novembro de 1871, perpetua sua devoção a sua Santa protetora até os dias atuais”, explicou o parlamentar.
Ainda segundo o deputado, além de reforçar as culturas locais e eternizar as tradições do estado e sua diversidade, esses eventos são de grande valor para o desenvolvimento da economia local, visto que atraem pessoas de várias partes do Brasil e registra encontros e movimentação de pessoas na cidade, gerando renda para a população.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário