A 6ª Regência Regional de Educação promoveu a primeira edição da Festa Literária da Rede Estadual de Ensino (FLIREDE) na praça, na tarde desta quarta-feira, dia 20 de novembro, na Concha Acústica Nilson Batista, em Patos. O evento reuniu alunos das 39 escolas que compõem a regional de ensino do estado da Paraíba, além de professores, colaboradores, escritores patoenses e população em geral.
A festa marcou a culminância dos trabalhos literários que vinham sendo realizados durante todo o ano de 2019, todas as temáticas voltadas a homenagear o escritor e poeta patoense Flávio Sátiro Fernandes, que também é formado em Direito e tem uma ampla história de contribuição ao desenvolvimento da educação na cidade. Flávio Sátiro esteve participando do evento, e na oportunidade falou de sua obra, de sua vida profissional e expressou sua alegria em receber esta homenagem em vida.
Durante o evento, os alunos fizeram apresentações teatrais, danças e leram obras como cordéis e repentes produzidos por eles nas escolas, além das apresentações musicais. A exposição foi o resultado de todas as atividades desenvolvidas e trabalhos realizados nos semestres passados durante as aulas de linguagens.
Várias tendas foram montadas para comportar a vida e a obra do escritor homenageado, em vários formatos e estilos diferentes: alguns optaram pela fotografia, outros pela pintura, enquanto que cartazes traziam trechos das obras escritas por Flávio Sátiro.
A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com a professora e coordenadora da FLIREDE, Sineide Lacerda, que explicou o principal objetivo do evento. De acordo com Sineide, o evento visa motivar os alunos a lerem mais as obras da literatura.
“Nós já realizamos outros eventos similares a esse, mas o diferencial da FLIREDE é promover e incentivar o processo de leitura nos nossos alunos. Nosso objetivo é despertar neles o desejo pela leitura, sobretudo das obras da Literatura como um todo, inclusive pelas obras de escritores locais e regionais”, explicou a coordenadora pedagógica da 6ª Regional de Ensino.
Um dos desafios lançados pela FLIREDE foi o de inaugurar ou recuperar bibliotecas nas 39 escolas da regional de ensino da Paraíba, e que se concretizou. Além das 39 bibliotecas, uma nova unidade foi inaugurada na sede da 6ª Regência de Ensino, no centro de Patos, que homenageou o nome do professor pedagogo e pastor José Bonifácio de Sousa (in memoriam), fundador das escolas Colégio e Curso Evolução e Gente Inocente.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário