No último domingo, dia 30 de abril, o programa Globo Rural apresentou uma entrevista com o empresário e proprietário suíço Dr. Pierre Landolt, na Fazenda Tamanduá, no município de Santa Terezinha-PB. Na entrevista, Pierre destacou o equilíbrio da fazenda e a utilização da biodinâmica para criar plantas e animais simultaneamente, trabalhando com forças cósmicas que trazem benefícios ao local.spirulina
A Fazenda Tamanduá é conhecida por seu cultivo de mangas em 30 hectares, que são exportadas principalmente para a Europa. Após a colheita, as mangas passam por triagens e 80% da produção é destinada para fora do país. As frutas não selecionadas são utilizadas na alimentação dos animais criados na propriedade.
Além das mangas, a Fazenda também se destaca pelo cultivo de melão, utilizando biofertilizantes e aproveitando a ciclagem dos nutrientes. A reportagem ressaltou o diferencial da fazenda e o potencial das técnicas utilizadas no local para a manutenção de uma agricultura orgânica e biodinâmica, uma vez que o mercado desses produtos ainda é um nicho pequeno.
Outro grande investimento da fazenda é a produção de spirulina, uma microalga com características espirais (é daí que vem o seu nome) é considerada por muitos como o superalimento do século. As algas são cultivadas em grandes tanques de controle rígido, passando por uma filtragem e redução de água para serem encaminhadas para a secagem e, por fim, trituradas. A Fazenda produz em média 400kg de espirulina por mês.
A Fazenda Tamanduá é um exemplo de como é possível unir a produção agrícola com a preservação ambiental, utilizando técnicas sustentáveis para criar produtos de qualidade. A entrevista com o empresário Pierre mostrou que é possível trabalhar em harmonia com a natureza, aproveitando suas forças para obter resultados positivos. Dr.Pierre chegou na Fazenda em 1977.
Blog do Jordan Bezerra
https://youtube.com/watch?v=zuaO9rtHGOg
Deixe um comentário