segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Faz jus ao nome: Patos é a cidade mais \’quente\’ da Paraíba segundo dados do INMET, por isso, é também conhecida como Morada do Sol; veja
Gerais

Faz jus ao nome: Patos é a cidade mais \’quente\’ da Paraíba segundo dados do INMET, por isso, é também conhecida como Morada do Sol; veja

 

Os termômetros confirmam que Patos, João Pessoa e Campina Grande, três das principais cidades da Paraíba, estão entre as cidades mais quentes do estado, com medições diárias feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Na cidade sertaneja, a temperatura atingiu a marca de 38,6ºC no dia 8 de março e, nos últimos dias, o termômetro frequentemente registrou 37ºC.

 

Em João Pessoa, as temperaturas máximas têm ficado em torno de 32ºC, mas no dia 7 de março, o termômetro chegou a marcar 33,7ºC.

 

Em Campina Grande, a temperatura máxima atingiu 32ºC no domingo, dia 5, e na segunda-feira, dia 6, durante a última semana.

 

A urbanização e o desmatamento são fatores que contribuem para o aumento do calor. O professor de Física com doutorado em Meteorologia da Universidade Federal da Paraíba, Robson de Sousa Nascimento, explica que a redução da vegetação contribui para o aumento da temperatura, mas o asfaltamento das ruas tem um impacto ainda maior.

 

Um estudo realizado pela UFPB comparou as temperaturas em pontos distintos da cidade de João Pessoa, incluindo os bairros do Manaíra, Bancários, Cabo Branco e a Mata do Buraquinho. As temperaturas mais elevadas foram registradas no bairro litorâneo de Manaíra.

 

O Inmet possui três estações meteorológicas na Grande João Pessoa – uma no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, outra no Ministério da Agricultura, na divisa entre a Capital e Cabedelo, e a terceira no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita. Em 9 de março, a diferença de temperatura entre esses locais chegou a 1,4ºC.

 

Robson de Sousa Nascimento também citou uma pesquisa que fez com outros pesquisadores da UFPB, que analisou as temperaturas médias em João Pessoa e Patos em um período de 54 anos, de 1961 a 2015. Eles concluíram que as temperaturas aumentaram em média 0,3ºC a cada 10 anos, resultando em um aumento total de 1,5ºC nas temperaturas médias nessas cidades ao longo de meio século.

 

Cidades mais quentes da Paraíba em 9/3/2023

• Patos – 37,5ºC
• Itaporanga – 35,8ºC
• São Gonçalo – 34,4ºC
• Cabaceiras – 34,3ºC
• Monteiro – 34,0ºC
• João Pessoa – 32,4ºC
• Camaratuba – 30,7ºC
• Campina Grande – 29,3ºC
• Areia – 27,3ºC

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações do Portal Correio

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...