segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Exclusivo: prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, faz balanço de 6 meses de governo; veja vídeo
Política

Exclusivo: prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, faz balanço de 6 meses de governo; veja vídeo

 

Nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, faz exatamente seis meses que Bonifácio Rocha (PPS) assumiu o Poder Executivo da cidade de Patos. Bonifácio entrou para a gestão como prefeito interino no dia 15 de agosto de 2018, após a Justiça afastar o então prefeito, Dinaldinho Wanderley (PSDB).

 

Desde então, Bonifácio Rocha vem comandando os destinos do Palácio Clóvis Sátyro, sede do Executivo municipal, que se encontrava, à época, tomado em dívidas e com grandes escândalos de desvio de verba e formação de quadrilha dentro da gestão de Dinaldinho, apontados pelo Ministério Público Estadual.

 

O Blog do Jordan Bezerra entrevistou, com exclusividade, o atual prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, que fez questão de abordar temas importantes e de interesse social. Ele destacou problemas crônicos e históricos do município, como o Lixão, o Teatro Municipal, a UPA do Jatobá, o Centro de Zoonoses, o Terreiro do Forró, além de citar temas como a relação com o Poder Legislativo e com o prefeito afastado, Dinaldinho Wanderley.

 

De início, a reportagem questionou se a gestão municipal, após seis meses de trabalho, já representava a ‘cara’ de Bonifácio Rocha. O prefeito foi enfático ao citar que os problemas encontrados prejudicaram o andamento dos trabalhos, mas que a ‘casa está em ordem’.

 

“Nós encontramos uma realidade muito difícil para o nosso município, então, no início, nos preocupamos em fazer levantamentos, conhecer a máquina, diminuir despesas, custos injustificáveis, que não quero entrar em detalhes. E aos poucos começamos a perceber que tudo estava entrando em ordem, pois começamos a pagar a todos os servidores em dia, e chegando na condição de poder investir em obras e serviços, e melhorar alguns que foram comprometidos”, explicou o prefeito.

 

A reportagem questionou sobre as áreas que mais apresentaram melhorias neste período. Bonifácio afirmou que a saúde e a educação estavam em estado crítico, e que fez questão de pôr pessoas especializadas para alcançar os melhores resultados.

 

“Como em quase todos os municípios brasileiros, a saúde e a educação são áreas que apresentam muitos problemas. Então colocamos à frente pessoas que realmente se preocuparam com a situação grave em que se encontravam as pastas. Hoje já podemos ver sinais muito melhores do que estava. Já podemos ver as Unidades de Saúde funcionando muito bem.  Na educação, nunca houve em Patos de começar o ano letivo com todas as vagas preenchidas, ficou para história da cidade. Nós restauramos várias escolas; não pudemos fazer mais por falta de material. Então por isso algumas coisas ainda estão por fazer”, destacou Bonifácio Rocha.

 

Embora Bonifácio Rocha tenha sido mal recepcionado pelo Poder Legislativo quando assumiu a prefeitura, o gestor buscou manter a relação com os vereadores. O jornalista perguntou como está nos dias de hoje o relacionamento entre os dois poderes municipais.

 

“Melhorou. De minha parte sempre foi uma relação boa. Essa questão de pressão é comum, embora seja errada, tudo o que você faz sob pressão é inconveniente. Da minha parte nunca houve nada contra o Poder Legislativo. Agora, se houve pressão para se fazer diferente, então a população entendeu, e alguns vereadores reconheceram o erro. Nós estamos aqui para cumprir o que se deve perante a legalidade”, disse.

 

A reportagem perguntou ainda sobre os problemas crônicos do município e obras inacabadas. O prefeito aproveitou para denunciar projetos irregulares,

 

“Os projetos dessas obras não foram feitos de forma decisiva. Foram feitos de pedaço. O erro não é meu; todos sabem que não foram projetos feitos por mim. Mas nós estamos verificando tudo, é um trabalho técnico e difícil. Há projetos que precisam ser revistos. Mas quero garantir à população que estamos empenhados em resolver todos. Se fosse fácil, os gestores anteriores teriam feito. O aterro sanitário é um problema crônico para Patos, mas está em tramitação na SUDEMA, e está sendo acompanhado pelo Ministério Público. Mas nós estamos fazendo paulatinamente. Em relação à UPA do Jatobá, estamos retomando o projeto agora, mas não é fácil de se resolver. Tem-se que ter um diagnóstico real, para então providenciar”, justificou o gestor.

 

Em relação ao Centro de Zoonoses, o prefeito afirmou que está ciente da problemática dos animais pelas ruas de Patos, e que isso está imbuído para solucionar este problema antigo no município. Contudo, afirmou que a verba que tem é insuficiente para concretizar esta importante obra, mas destacou que fez investimentos no Canil Municipal, e que buscará recursos para a construção o Centro de Zoonoses. Sobre o Terreiro do Forró, ele disse que a equipe da Fundação Cultural de Patos (FUNDAP) está trabalhando para realizar um grande São João em Patos. Por questão de tempo, o evento será realizado no mesmo local, e as mudanças que houver, é para melhorar este tradicional evento.  

 

O prefeito ainda foi questionado sobre a relação com o prefeito afastado, Dinaldinho Wanderley. Segundo Bonifácio, tentou aconselhar Dinaldinho quando viu que as coisas estavam erradas, mas que não foi ouvido. Após o afastamento, não teve contato com o prefeito afastado.

 

Por fim, Bonifácio Rocha foi indagado sobre a sucessão municipal em 2020, caso ele ainda esteja no cargo de prefeito de Patos. Iria buscar uma reeleição ou apoiaria um aliado seu? Dr. Érico, por exemplo. Ele disse que será pauta para uma discussão em 2020. Citou que o foco agora é administrativo.

 

“Minha preocupação e o meu foco é restaurar a organização da cidade em 2019. Então se eu ficar para 2020, essas questões serão tratadas em 2020. Dr. Érico é meu aliado e é uma grande possibilidade. Mas a minha posição política será em 2020”, afirmou Rocha.

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...