O Blog do Jordan Bezerra esteve na manhã desta quarta-feira, dia 23 de novembro, na capital pernambucana Recife, visitando a igreja Nossa Senhora da Assunção, conhecida popularmente como Igreja das Fronteiras, fundada no século XVII, no estilo Barroco. A igreja também é conhecida como Imperial Capela, pois o próprio Dom Pedro II visitou-a quando esteve em Pernambuco, em 1859, contendo, inclusive, o brasão do Império. Na igreja fica o complexo do Instituto Dom Helder Camara, que foi arcebispo de Olinda-Recife. . Dom Helder faleceu em 1999, com 90 anos de idade. Seu processo foi aceito semana passada no Vaticano, e agora Dom Helder será beatificado.
Durante a visita, a irmã Vanda falou com propriedade e riqueza de detalhes sobre a história tanto da Igreja das Fronteiras quanto de Dom Helder, todo o seu legado, premiações, reconhecimento no Brasil e, sobretudo, no exterior. Foram mostrados os escritos de Dom Helder, um pouco da sua rotina, da sua simplicidade, humildade e, principalmente, do seu amor ao Evangelho de Cristo. Tal narrativa lembra a passagem de Jesus, narrada por São Mateus, em Mateus – Capítulo 25; do versículo 35 e subsequentes, que fala sobre abraçar o pobre, dar de vestir, dar de comer, dar de beber, visitar, acolher, pois quem assim o faz, está acolhendo o próprio Cristo. Dom Helder incorporou esse Evangelho e tanto bem fez aos mais carentes, sobretudo.
O Blog traz tudo isso em uma série de registros, com exclusividade, para os leitores e, com certeza, muito em breve Dom Helder será, com o avançar do seu processo, declarado o primeiro santo do Nordeste brasileiro, para orgulho de todo país e de todos que o conheceram.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário