segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Ex-prefeito Dinaldo Wanderley iniciou sua carreira política aos 42 anos
Política

Ex-prefeito Dinaldo Wanderley iniciou sua carreira política aos 42 anos

 

 

Nascido no dia 20 de junho de 1950, o ex-prefeito Dinaldo Wanderley iniciou a sua trajetória política aos 42 anos, quando disputou as eleições municipais para prefeito de Patos em 1992.

 

 

Filho do tabelião Dinamérico Wanderley de Sousa e da professora Haydée Medeiros Wanderley, Dinaldo Wanderley era economista e advogado e foi jogador profissional de futebol vestindo as camisas do Esporte e do Nacional de Patos, antes de ingressar na política.

 

 

O ex-prefeito começou a sua trajetória na vida pública nas eleições municipais de 1992, apoiado pelo deputado federal e ex-prefeito de Patos Rivaldo Medeiros, que era seu tio e o lançou como candidato a prefeito pelo PFL.

 

 

Dinaldo perdeu a eleição com uma diferença de 1.815 votos. Ele obteve 13.144 votos, contra 14.959 de Ivânio Ramalho, candidato apoiado pelo deputado federal Edvaldo Mota, principal adversário político de Rivaldo na época.

 

 

Nas eleições municipais de 1996, Dinaldo disputou a prefeitura de Patos novamente pelo PFL, e se tornou prefeito da cidade ao receber 19.577 votos. Ele se elegeu prefeito pela primeira vez com uma diferença de 6.492 sufrágios, vencendo a deputada estadual Francisca Mota, que terminou o pleito com 13.085 votos.

 

 

Nas eleições de 2000, Dinaldo foi novamente reeleito prefeito de Patos pelo PFL, com a vantagem de 12.576 votos. Ele obteve 27.697 votos, contra 15.121 do atual deputado estadual Nabor Wanderley.

 

 

Em 2006, já pelo PSDB, Dinaldo foi eleito deputado estadual com 32.082 votos, em substituição a sua esposa Edna Wanderley, que havia sido eleita deputada estadual em 2002 e estava encerrando o seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.

 

 

Ele recebeu a décima maior votação daquele pleito, sendo 16.456 sufrágios de eleitores da cidade de Patos.

 

 

Nas eleições municipais de 2008, o Dinaldo foi novamente candidato a prefeito de Patos, desta feita pelo PSDB e perdeu a eleição para o então prefeito Nabor Wanderley que pertencia ao PMDB e disputava a reeleição.

 

 

Nabor venceu o pleito com 30.774 votos e Dinaldo teve os seus 20.651 votos anulados pela justiça eleitoral, por conta de problemas judiciais.

 

 

A última eleição disputada por Dinaldo aconteceu no ano de 2010, quendo ele se elegeu deputado estadual com 26.822 votos, e teve o registro de candidatura cassado por decisão do juiz Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, não cumprindo o seu segundo mandato parlamentar.

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...