O Blog do Jordan Bezerra fez um levantamento sobre cidades do interior da Paraíba que possuem mais eleitores que habitantes, comparando os dados do censo do IBGE 2020 e dados do sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que foram divulgados recentemente.
Segundo os dados, há disparidades entre o número de votantes aptos para o pleito de 2022 e o número de cidadãos que, de fato, residem em alguns municípios dos municípios.
O município de Areia de Barauna, região metropolitana de Patos, que pertence à 65ª zona eleitoral, tem mais eleitores que habitantes, com uma disparidade menor. Segundo o IBGE, moram neste município 2.126 habitantes, mas os eleitores aptos a votar é de 2.157. Ou seja, a cidade tem 31 eleitores a mais. Se compararmos os jovens de 15 anos abaixo e crianças, a diferença cresce significativamente.
Já a cidade de Cacimba de Areia, região de Patos, que pertence à 65ª, tem aptos a votar, segundo dados do TRE, 3.941, enquanto moram na cidade cerca de 3.708 habitantes. Diferença de 233 eleitores a mais.
O município de Passagem tem um número preocupante. Mais eleitores que habitantes. A diferença é de 223 pessoas. A ciade tem, segundo o IBGE, 2.424 moradores, enquanto que o eleitorado apto a votar é de 2.647 eleitores.
Enquanto isso, Salgadinho, que é um pouco mais distante da cidade de Patos, tem um número de habitantes maior que de eleitores, que deveria ser normal em todos os municípios, visto que adolescentes e crianças não votam, mas contam como habitantes. Salgadinho tem 3.975 moradores, e 3.275 eleitores, segundo o TRE. A cidade tem 700 habitantes a mais que eleitores.
Fechando os municípios da 65ª zona eleitoral, da região de Patos, aparece a cidade de São José do Bonfim, a população local é de 3.619 pessoas, enquanto que a população votante é de 4.027 eleitores. Uma diferença de 408 eleitores a mais que habitantes.
Segundo o levantamento realizado pelo Blog, nota-se que, com a exceção do município de Salgadinho, todos eles têm mais eleitores que habitantes, e em todos os municípios mais próximos de Patos, há uma diferença ainda maior. Pessoas que moram em Patos, mas que votam em outros municípios.
É exatamente por isso que o número de eleitores em Patos é bem inferior ao número de habitantes.
Veja os datos sobre o município de Santa Terezinha na matéria especial, clicando aqui.
Veja os dados do TRE na planília geral abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Eleições 2022
Deixe um comentário