segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Escola estadual de Olho D”água põe em prática disciplina eletiva sobre preservação ambiental
Gerais

Escola estadual de Olho D”água põe em prática disciplina eletiva sobre preservação ambiental

 

As experiências escolares dos alunos da Ecit – Antonio Avelino de Almeida, cidade de Olho D’Água estão sendo marcadas por aulas multidisciplinares, com atividades ao ar livre, localizada na cidade de Piancó-PB, a disciplina eletiva Arte em Ação, Faz a Transformação. O objetivo, é promover reflexões sobre os cuidados com o meio ambiente e estratégias de preservação.

 

A iniciativa é viável graças às possibilidades oferecidas pelo currículo do Ensino Integral. Através da eletiva Arte em Ação, a escola propõe aos alunos do ensino médio integral uma análise sobre os espaços ocupados pelo ser humano e suas manifestações culturais, sociais e políticas. A disciplina ainda trabalha com a conscientização ambiental da sobrevivência das espécies local, regional e do planeta.

 

Os alunos visitou o CTR – Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Vale do Piancó, situado na cidade de Piancó-PB. Conheceram nesta segunda-feira, 20, detalhes do funcionamento do centro todo o trabalho da coleta seletiva realizado pelos cooperados. O intuito foi aliar teoria a prática mostrando a importância da consciência, do consumo, do cuidado com o meio ambiente, através de palestra de conscientização e valor sociocultural, a palestra foi proferida pelo Dr. Remígio Júnior, que visou à sensibilização dos jovens com foco na segregação dos resíduos e a importância desta ação para a preservação do meio ambiente.

 

“A separação de resíduos é um assunto que gera impacto em várias áreas: ambiental, econômica e social. Por isso, devemos sempre trabalhar para conscientizar sobre a separação e destinação corretas dos resíduos. O ciclo da reciclagem inicia-se em casa, com pequenas atitudes que podem mudar a vida dos moradores da cidade. As atividades educativas em escolas são importantes para fomentar esse assunto entre as crianças e os jovens”, afirmou Remígio Júnior.

 

 

Durante a visita foi registrado depoimentos das famílias que trabalham na seleção de materiais que podem ser reutilizados e reciclados. Todas as atividades ganham importância na eletiva Arte em Ação e estão contribuindo muito para a formação pessoal e acadêmica dos estudantes. Além da Educação Ambiental os alunos puderam acompanhar desde a chegada dos caminhões com os dejetos até o descarte final nas células.

 

 

Os professores da eletiva Esmaildo Pereira (arte), Maria Caldas (química) e Flavio Minervino, (física) que justificou sua presença mas que disse. “A eletiva contribuiu para a formação de nossos estudantes com experiências em paisagens cênicas que, com certeza, marcaram suas vidas e serviram, também, para formar uma consciência mais crítica em relação ao meio ambiente.

 

 

Foi firmado uma parceria com o CTR, materiais do lixo serão doados para que em breve os alunos desenvolvam criatividades por meio dos trabalhos e oficinas reutilizando e que serão transformados em obras de artes produzidos pelos próprios alunos em sala de aula.

 

 

Por Vale do Piancó -PB 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...