segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Entrevista: secretária de Meio Ambiente de Patos fala sobre fim do lixão, arborização na cidade, preservação do Rio Espinharas e outros temas; veja vídeo
Política

Entrevista: secretária de Meio Ambiente de Patos fala sobre fim do lixão, arborização na cidade, preservação do Rio Espinharas e outros temas; veja vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, foi com a secretária de Meio Ambiente de Patos, Manoella Rodrigues, que é bióloga por formação, mestrado em Ciências Florestais e doutorado em Botânica, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Durante uma hora, a secretária falou sobre temas pertinentes que envolvem sua pasta na gestão municipal de Patos, a exemplo do Lixão de Patos, fogos barulhentos, podas de árvores, Rio Espinharas, e outros assuntos. Inicialmente ela se apresentou, é natural de Patos, da área técnica. 

 

Manoella falou sobre as podas das árvores. Ela disse que em Patos tudo agora segue as normas da regulamentação ambiental, o período de podas, os tipos, as espécies, tudo observado. Sobre quedas de árvores, Manoella disse que tem uma parceria com a secretaria de Serviços Públicos. Ela disse que a pasta não tinha tantas ferramentas, mas hoje tem motoserras, tesouras e uma equipe capacitada e equipada para desenvolver as atividades ambientais.

 

Ela disse que cerca de 400 algarobas estão sendo substituídas em Patos, e em seus lugares plantas nativas estão brotando, como Ipês, Catingueira, Sibipiruna, craibeira, jacarandá, sabonete, sombreiro, Juazeiro .

 

Sobre o Rio Espinharas, ela disse que o projeto com uma empresa será retomado após o inverno e uma chamada pública será aberta para que empresas se pronunciem e possam mostrar trabalhos. Já com relação ao saneamento, ela disse que está sempre em contato com a Cagepa, e que vem conversando sobre os projetos que buscam evitar o despejo de resíduos no leito do rio. 

 

Em relação ao Aterro Sanitário, ela disse que será resolvido este ano, muito em breve. O lixão será desativado e um aterro será cosntruído. Ela disse que não sabe ainda onde será, mas a gestão está resolvendo. Manoella disse que o lixo terá destino legal, mas que os catadores serão acolhidos. Ela disse que vai realizar campanha de conscientização para que Patos adote coleta seletiva em Patos, separando os lixos. 

 

Foi questionado por que não trazem mais empresas que possam fortalecer a reciclagem em Patos. A secretária disse que já tem e pensa nisso. Uma empresa que vai tomar de conta desse tipo de resíduos, dar cursos de formação.

 

Sobre os fogos de artifícios barulhentos, que há uma Lei municipal que proíbe, ela disse que, quando há denúncia, as equipes estão sempre atentas e buscam punir os que descumprem as leis. Ela disse que é mais difício quando é provocado por particulares, mas disse que estão em alerta para fazer cumprir a lei. 

 

Ela agradeceu a oportunidade, parabenizou pelo programa. 

 

Reveja a entrevista na íntegra abaixo:

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Bate Papo  

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...