segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Entrevista: Reitor da UNIFIP, João Leuson, fala sobre conquistas, avanços e próximos passos da Instituição
Gerais

Entrevista: Reitor da UNIFIP, João Leuson, fala sobre conquistas, avanços e próximos passos da Instituição

 

 

O Reitor do Centro Universitário UNIFIP, João Leuson Palmeira, concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Jordan Bezerra, na tarde desta segunda-feira, dia 1 de julho de 2019, para falar sobre as novas conquistas da instituição de ensino, que, além de ter inaugurado novas unidades em Campina Grande e no Vale do Piancó, também recebeu do Ministério da Educação o direito de se tornar universidade.

 

Com a mudança, as Faculdades Integradas de Patos (FIP) agora passam a se chamar Centro Universitário UNIFIP. Mas a modificação não é só no nome, a alteração da classificação permite à instituição abrir novos cursos nas unidades de ensino, ampliar as vagas dos cursos já existentes e expandir a UNIFIP para outros estados. Além disso, os professores poderão trabalhar em período integral e a instituição terá mais autonomia para proporcionar desenvolvimento.

 

“O mais importante desta transformação para Centro Universitário é a autonomia. Nós deixamos de ser faculdades integradas para ser centro universitário e isso representa, na prática, que passaremos a ter mais liberdade de para aumentar os números de vagas, poderemos criar novos cursos e poderemos emitir nossos certificados sem a intervenção de outras universidades. Nós também teremos a liberdade de criar cursos à distância, poderemos criar novas parcerias e convênios com universidades estrangeiras, entre tantas outras possibilidades que poderão gerar desenvolvimento e crescimento da instituição. Com isso, Patos ganha o primeiro Centro Universitário do sertão da Paraíba, reconhecido pela sua qualidade de ensino e pela possibilidade de oferecer mais oportunidades”, explicou João Leuson.

 

O Reitor falou ainda sobre a expansão da instituição para outros municípios, a exemplo de Campina Grande, onde a FIP inaugurou um grande complexo educacional que já está em pleno funcionamento. Ele destacou as próximas novidades que estão sendo planejadas pela instituição.

 

“Nós assumimos o nome de UNIFIP a partir do momento que a portaria do MEC foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).  Em Campina Grande nós continuaremos com a nomenclatura FIP, e em 2020.1 pretendemos abrir mais três cursos. Já no Vale do Piancó, a FAVAP, foi adquirida e irá funcionar com os cursos de direito e enfermagem, ambos já foram protocolados no MEC e estamos esperando a visita da comissão de avaliação. Acreditamos que no início do próximo ano já estaremos funcionando por lá. O momento no Brasil é de muita expectativa, de reformas, de melhorias, e nesse contexto nós esperamos a evolução na ampliação da UNIFIP, para que em breve possamos anunciar novos cursos. Nós também implantamos os cursos de Marketing, Gestão Hospitalar e Medicina Veterinária ultimamente, que já foram autorizados, além dos cursos a distância para todo o país”, destacou o Reitor.


 

João Leuson afirmou que estas inovações são avanços que consolidam ainda mais o trabalho que vem sendo realizado há 50 anos, em nome da Instituição de ensino, em função do desenvolvimento da educação superior no Sertão paraibano.


 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...