segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Enfermeira dá detalhes do constrangimento de tirar a roupa e ser filmada para revista da prova da PB Saúde; Idecan nega situação
Gerais

Enfermeira dá detalhes do constrangimento de tirar a roupa e ser filmada para revista da prova da PB Saúde; Idecan nega situação

 

Candidatas que participaram do concurso da Fundação PB Saúde, realizado no último fim de semana, no prédio da Ecisa, em Patos, Sertão da Paraíba, relataram terem sido vítimas de constrangimento durante a aplicação das provas. Quatro mulheres, que disputavam vagas para o cargo de enfermeira, afirmaram que foram obrigadas a retirar suas roupas para revista em uma sala onde havia câmeras. As denúncias ganharam repercussão após serem divulgadas pelo jornalista Isaías Nóbrega, no programa da Arapuan FM.

 

Uma das candidatas, que preferiu não se identificar e foi chamada pelo nome fictício de “Maria”, descreveu o ocorrido. Em seu relato, ela afirmou que foi retirada da sala durante a realização da prova e levada para um local onde precisou tirar parte das roupas na presença de uma policial militar e fiscais do concurso.

 

“No meio de toda aquela humilhação, quando olho, percebo que estou sendo filmada. Questiono novamente do porquê e elas informaram que o vídeo seria excluído depois”, contou.

 

Ainda segundo “Maria”, o procedimento teria sido conduzido sem explicações claras e gerou um forte sentimento de constrangimento e violação de direitos. “Voltei para a sala e quis desabar em lágrimas, mas engoli o choro e terminei a prova, não sei como”, desabafou. Após o episódio, ela registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

 

Resposta da banca organizadora


Em nota enviada ao Blog do Jordan Bezerra, a banca afirmou que todas as abordagens foram feitas dentro dos padrões éticos e procedimentos adotados em seus concursos. Segundo o Idecan, quando o detector de metais emite sinal sonoro junto a uma candidata, ela é conduzida à coordenação, acompanhada por uma fiscal de sala e uma policial feminina, onde é submetida ao procedimento padrão de revista realizado pela oficial responsável.

 

Ainda de acordo com a nota, o Idecan ressaltou sua atuação de mais de 25 anos na realização de concursos públicos em todo o país, destacando o compromisso com a lisura, seriedade e respeito aos candidatos.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações de Polêmica Patos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...