Pelo menos três cidadãos fizeram contato com a redação do Patosonline.com e se queixaram de cobranças financeiras feitas por parte da ENERGISA durante solicitação dos consumidores para solução do problema da falta de energia elétrica em ruas na cidade de Patos. As queixas ocorreram na noite desta sexta-feira e sábado, dias 04 e 05, respectivamente.
Diafrânio fontes, residente na Rua João Felipe Ramalho, Bairro Salgadinho, relatou que ligou para a ENERGISA e comunicou que havia faltado energia elétrica em grande parte da localidade, porém, a surpresa foi quando a atendente disse que seria debitado R$ 40,00 na conta do consumidor pela solicitação do serviço. “É um verdadeiro absurdo o que essa ENERGISA faz com a gente! É uma desgraça um negócio desse…a ganância pelo capital deixa a gente ser tratado dessa forma! É uma humilhação maior do mundo”, desabafou Diafrânio.
Marcos Nóbrega foi outro consumidor que estranhou a cobrança do valor de R$ 40,00 por parte da ENERGISA. Ele comentou que houve um problema na rede elétrica após uma ventania que danificou postes na comunidade rural. Marcos disse que ligou para a empresa e foi dito que seria debitado o valor na conta dele pela solicitação do serviço. “É assim mesmo agora? Como a gente sabe disso? Onde é que tá isso?…o que os órgãos de proteção ao consumidor podem dizem disso?”, indagou Marcos.
Outro caso também causou revolta. O senhor Jorge Cavalcante, residente na Rua Peregrino de Araújo, teve que solicitar da ENERGISA providências depois que uma árvore Algaroba tombou sobre os fios dos postes e prejudicou o fornecimento de energia elétrica da residência e de outras próximas. Mais uma vez aconteceu a informação que seria cobrado o valor de R$ 40,00 pelo serviço.
Com lucros bilionários e sendo a única empresa na Paraíba que faz a distribuição de energia elétrica, a ENERGISA tem sido campeã em reclamações por casos como este e também pelo valor das contas cobradas dos consumidores. A empresa já pertenceu ao povo do estado quando estatal, mas foi vendida ao setor privado no Governo José Maranhão (MDB).
A reportagem fez contato na manhã deste sábado, dia 05, com o setor de comunicação da ENERGISA. Passados mais de 4 horas desde o pedido de esclarecimento, a redação fecha a matéria sem respostas para as indagações dos consumidores.
Jozivan Antero – Patosonline.com
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