O vereador de Patos Sales Junior publicou um vídeo em seu Instagran, defendendo a criação de um centro de telemedicina ou teleatendimento na cidade de Patos, para ajudar no acompanhamento e monitoramento de pacientes com diagnóstico da Covid-19, e que estão em isolamento domiciliar.
A implantação do serviço na cidade tem base jurídica na portaria 467/2020 do Ministério da saúde e na Lei 13.989/2020, que regulamentaram o serviço em todo Brasil e começou a ser discutida em Patos no mês de maio, em uma reunião que contou com as presenças do Prefeito Interino Ivanes Lacerda, da Secretária de Saúde do município, Francisca Lavor, do procurador geral da Prefeitura de Patos, Jonas Guedes, do presidente do Conselho Municipal de Saúde-CMS, Claudemir Bento, do próprio Sales Junior e do advogado patoense Erisson Bezerra de Sousa, especialista em direito médico e da saúde, que apresentou detalhes sobre a importância para o município em disponibilizar o serviço à população.
Segundo Sales Junior, a ideia é pela implantação de um centro de telemedicina em Patos não substitui o atendimento presencial, mas tem por objetivo permitir que pessoas com sintomas leves da covid-19 e de outras doenças possam realizar atendimento médico de forma remota e receber orientações em suas próprias casas, evitando a ida desses pacientes e as aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde-UBS, durante o atual período de pandemia.
Sales Junior afirmou que o teleatendimento é uma ferramenta de trabalho regulamentada pelo Ministério da Saúde e já vem sendo praticada em diversos municípios do país, como forma de evitar que pessoas pertencentes aos grupos de risco e com problemas de saúde saiam de casa e se expondo aos riscos de contaminação do covid-19.
A proposta ainda aguarda um posicionamento do prefeito interino Ivanes Lacerda e prevê a utilização dos Agentes Comunitários de Saúde, na identificação de pessoas que necessitam de algum tipo de acompanhamento. Assiata ao vídeo;
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário