segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Em plena pandemia: Justiça Eleitoral libera comício, carreatas e passeatas; decisão gera polêmica
Política

Em plena pandemia: Justiça Eleitoral libera comício, carreatas e passeatas; decisão gera polêmica

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informou, nesta sexta-feira (4), ao responder consulta formulada pelo Ministério Público Eleitoral sobre a Covid-19, que os atos presenciais na pré-campanha estão permitidos, desde que sejam observadas as normas sanitárias.

 

Após a publicação dessa informação, muitas pessoas opinaram e discordaram da decisão do TRE-PB, haja vista que o estado da Paraíba vive ainda o momento de pandemia da Covid-19, e  99% dos municípios, não atingiram  a bandeira verde, ou seja, significa dizer que estão com várias restrições, e, portanto,  não estão aptos para realizar tais eventos. Além disso, é interessante observar que o Decreto do Estado está em vigor. Onde proíbe aglomerações de similares eventos como: show, cinemas, teatro e palestras de famosos de forma presenciais.

 

Quem defende os comícios e passeatas vai dizer, mas essas manifestações e atos públicos políticos vão ‘obedecer’ às regras sanitárias exigidas na pandemia da COVID-19. Mas, venhamos e convenhamos, sabe-se que na prática isso é quase impossível, por exemplo, controlar uma multidão 1.000, 5.000, 10.000 ou 100.000,00 pessoas nessas manifestações. É possível manter as regras sanitárias nessas condições com tanta gente? Entretanto, é importante fazer alguns outros questionamentos e, ainda mais pertinentes. Quem vai responder legalmente caso o tiro saia pela culatra, ou seja, e os casos de contaminação e mortes da Covid-19 aumentem no estado?

 

 O fato é há um grande risco de contaminação nesses ambientes com tantas aglomerações. Porque na hora da empolgação de um belo discurso de seu candidato, o eleitor ficará inerte, ou seja, parado, pelo contrário, irá abraçar seus vizinhos de comício e juntos pular e gritar muito. Pois bem nessa realidade não tem máscara e nem álcool em gel que impeça a contaminação da COVID-19.

 

Feitas essas colocações cabe agora à justiça e autoridades estaduais reverem tais liberações ou então pagarem para ver o resultado final.

 

Muitos políticos e parte da população estão temerosos com tais liberações do TRE-PB, dizem que a saúde deve estar em 1º lugar.

 

Vale lembrar mesmo com todo rigor das medidas sanitárias desempenhadas pelo estado e nos municípios a Paraíba tem em média 750 casos de contaminação da covid-19, por dia. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde já são 108.925 de casos da Covid-19 confirmados e 2.517 mortes, registrado até 4 de setembro. 

 

Só a título de informação, a Europa relaxou antes do tempo e os casos de contaminação da Covid-19 vêm crescendo e já são comparados ao momento de crise em alguns países do Continente. 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...