O delegado da Polícia Federal Rafael Vasconcelos concedeu entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira, dia 17, para dar detalhes sobre a Operação Grãos de Areia, desencadeada nas cidades de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, na manhã de hoje.
O delegado explicou que a operação focou as eleições de Areia de Baraúnas, tendo em vista os indícios de ilegalidades ocorridas durante o pleito eleitoral de 2020 no município. Dr. Rafael afirmou que os mandados de busca e apreensão foram cumpridos e objetos e documentos, recolhidos para o processo de investigação.
“A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação ‘Grãos de Areia’, que teve o objetivo de combater a transferência irregular de eleitores e a compra de votos, associação criminosa que foi formada nas eleições municipais em 2020 na cidade de Areia de Baraúnas. Para isso, os eleitores receberam dinheiro e outras vantagens para votar em um determinado candidato e em vereadores daquele município, chegando a um voto custar R$ 2.000,00, valor exorbitante, que fez diferença no processo eleitoral”, comentou o delegado.
Ainda segundo o delegado, sete mandados foram cumpridos, envolvendo o prefeito de Areia de Baraúnas, Toinho Macedo (PROS); a vice-prefeita, Rosicleide Porfírio (MDB), além de quatro vereadores e um servidor público da cidade. A operação se estendeu a Salgadinho e Passagem porque eram os municípios domiciliares dos envolvidos, mas o foco da operação era Areia de Baraúnas, onde teria acontecido as irregularidades eleitorais.
Vários objetos e documentos foram apreendidos na operação, que serão investigados e poderão servir de prova contra as acusações de práticas delituosas. A operação foi motivada por de indícios que fora observados pela equipe da PF.
Ouça outros detalhes no áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Policial
Áudio cedido pela jornalista Lusângela Azevedo
Deixe um comentário